caminhoneiro - cec blog

Os 10 piores problemas que os caminhoneiros possuem (e suas soluções)

A profissão de caminhoneiro hoje em dia, envolve uma série de obstáculos que nem todos estão dispostos a superar. O alto custo da gasolina, problemas com frete, assaltos nas estradas, enfim, uma série de fatores acaba tornando esta área uma das mais complicadas de se seguir.

Mas, se você acredita que este seja o seu destino, então uma das primeiras coisas que deve fazer para seguir a carreira de caminhoneiro com segurança, é ficar sabendo, de antemão, quais são os principais problemas que rodeiam esta profissão.

E para lhe ajudar nesse aspecto, listamos a seguir, alguns dos principais perigos que os caminhoneiros de hoje em dia tem que enfrentar em seu dia a dia de trabalho, para que tenha uma noção sobre como é sua rotina de trabalho e, com base nisso, possa decidir se esta é de fato a carreira que deseja seguir.

Confira!!!

Principais perigos enfrentados pelos caminhoneiros hoje em dia

1. Alto desemprego

caminhoneiro - cec 1

O setor de transportes sofreu um grande baque com a crise econômica, e ainda enfrenta consequências deles. Hoje, existem milhares de caminhoneiros desempregados pelo Brasil, iniciantes ou com experiência.

SOLUÇÃO

A solução para esse tipo de problema é buscar aperfeiçoamento para melhorar o seu currículo. Atualmente, muitas empresas buscam motoristas para transporte de cargas especiais, como produtos químicos.

Outra saída popular é trabalhar de forma autônoma. Nesse caso, é necessário um bom planejamento para que você saiba exatamente onde investir.

2. Aumento nos combustíveis

caminhoneiro - cec 2

O aumento dos combustíveis é outro problema enfrentado frequentemente pelo caminhoneiro. Esse item pode representar até 50% das despesas do caminhão. Dependendo do modelo do veículo, encher o tanque pode sair em torno de R$ 2.000. E ficar sem combustível no meio da estrada é um risco que o profissional não pode correr.

SOLUÇÃO

Para solucionar esse problema, a dica é não comprar combustíveis de qualidade duvidosa, que podem ter sido alterados. Também evite passar dos 85km/h, para poupar a queima de combustível. Além disso, também vale pesquisar por modelos mais econômicos, até mesmo os híbridos.

Apesar de ainda não serem tão populares no Brasil, os caminhões movidos a energia elétrica e biodiesel estão se popularizando e gerando uma grande economia.

3. Falta de segurança 

caminhoneiro - cec 3

Esse é um dos piores problemas que os caminhoneiros enfrentam. A insegurança é constante, e cada viagem é um desafio. Em alguns trechos do Brasil, o número de assaltos a caminhões podem chegar a 900, por mês.

SOLUÇÃO 

Esse é um dos problemas na qual a solução não depende apenas do profissional. Primeiramente, evite pegar cargas com destino ou trajeto em áreas perigosas.

Outra recomendação é sempre traçar a sua rota com antecedência, assim, você pode investir quais estradas mais seguras, e se precaver.

4. Fretes com valores muito baixos

caminhoneiro - cec 4

O caminhoneiro, principalmente com a crise do mercado, precisa lidar com fretes de valores baixos. Essa é uma dificuldade enfrentada principalmente por quem trabalha de forma autônoma, ou em pequenas transportadoras.

SOLUÇÃO

Para que o valor do frete consiga suprir as despesas e ainda gerar lucro, você precisa diminuir os custos das viagens. Você pode por exemplo, optar por equipar seu caminhão com uma carroceria dormitório, e uma estação de cozinha, para não ter que pagar hospedagens e alimentação caras.

Além disso, sempre calcule o total das contas antes de aceitar o frete, para ver se ele realmente compensa.

5. Jornadas longas e exaustivas

caminhoneiro - cec 5

Muitos caminhoneiros trabalham por comissão, ou realizar muitas viagens para conseguir ter uma remuneração adequada. Esse é um problema que afeta não só a vida do profissional, mas das pessoas ao redor, uma vez que muitos acidentes são causados por conta do cansaço.

SOLUÇÃO

Planeje-se, sabendo quais são as rotas mais rápidas, e estipule paradas para descanso, pois dessa forma você poderá entregar a carga dentro do prazo e ainda terá condições de cumprir uma jornada mais saudável.

6. Paradas frequentes pela polícia

caminhoneiro - cec 6

Muitos caminhoneiros também reclamam das constantes paradas que a polícia os obriga a fazer. É comum que toda a carga seja revistada, o que pode levar horas dependendo do caso. E o tempo é crucial nessa profissão.

SOLUÇÃO

A Polícia está cumprindo o papel dela, até mesmo para deixar a estrada mais segura. Para otimizar esse processo, caso você seja parado sempre tenha em mãos os documentos do veículo, sua CNH e toda a documentação da carga.

7. Exame toxicológico

caminhoneiro - cec 7

Essa é uma exigência para todos os motoristas com CNH C, D ou E. Contudo, a demora para sair os resultados pode prejudicar a rotina do caminhoneiro, fazendo até mesmo que ele perca algumas oportunidades.

Além disso, existem motoristas que acabam fazendo uso de entorpecentes para e manterem acordados, o que com certeza irá acusar na análise

SOLUÇÃO

A melhor dica para não ter problemas com o exame toxicológico é não usar qualquer tipo de droga. Não vale à pena colocar a sua saúde em risco para ter mais tempo para dirigir.

Também não deixe para fazer o exame de última hora. Fique de olho na data de validade e sempre se adiante para não correr o risco de ficar sem trabalho.

8. Não existem muitos pontos de apoio ao caminhoneiro

caminhoneiro - cec 8

Ao contrário de outros países que oferecem pontos de apoio para caminhoneiros, no Brasil não existe uma lei que obrigue os postos a darem espaço para quem não abastece. Esse é um grande problema, principalmente para quem percorre longas distâncias.

SOLUÇÃO

Utilize aplicativos como Easy e Google Maps para planejar a sua rota. Com eles, você poderá traçar um trajeto que lhe ofereça suporte, mesmo que não haja vagas em algum posto durante o caminho.

9. Panes mecânicas ou elétricas

caminhoneiro - cec 9

Uma das piores coisas que pode acontecer enquanto um caminhoneiro está na estrada são as panes mecânicas ou elétricas. Inclusive, elas são um dos principais fatores que geram acidentes de trânsito, juntamente com o cansaço.

SOLUÇÃO

Sempre faça a manutenção preventiva do seu veículo antes de qualquer viagem. Também é válido fazer um curso de direção defensiva para grandes veículos, para saber como agir caso haja uma pane enquanto você dirige.

10. Dificuldades financeiras

caminhoneiro - cec 10

Talvez um dos problemas mais recorrentes para o caminhoneiro seja as dificuldades financeiras. Em alguns períodos os fretes caem drasticamente, e o preço de pedágios e combustível cresce de forma absurda, o que gera uma estabilidade na vida do profissional.

SOLUÇÃO

Nesse caso a solução também é o planejamento. A cada frete realizado, sempre guarde uma quantia em uma poupança, pois dessa forma, você terá uma reserva para esses momentos. Procure maneiras de diminuir custos, mas sem afetar a qualidade do seu trabalho.

Essas dicas valem tanto para quem está começando, como para quem já tem experiência na estrada. Com elas, você poderá melhorar o seu dia a dia.

No nosso blog você também pode ler sobre sobre 5 dicas de como dirigir um caminhão!

Visite nosso site se quiser saber sobre caminhões e carretas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *