As vantagens e desvantagens de trabalhar com frete!

As vantagens e desvantagens de trabalhar com frete!

13 de julho de 2018 0 Por Joao Chevalier

Se você deseja trabalhar com frete, saiba que essa é uma função muito em alta no Brasil. Contudo, assim como outras carreiras, ser caminhoneiro e realizar o deslocamento de cargas também tem seus desafios.

Não se trata apenas de enfrentas estradas em más condições e regiões perigosas. O próprio mercado tem uma dinâmica que muitas vezes gera obstáculos para os caminhoneiros.

A logística é um dos pilares que move o Brasil, mas é preciso saber gerenciar os riscos e planejar com cuidado cada uma das entregas, para que você consiga obter bons lucros dentro desse segmento.

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer as facilidades, bem como os desafios que existem para quem trabalha com frete? Então continue lendo esse post e confira!!!

Quais as facilidades de trabalhar com frete?

trabalhar com frete - blog cec2

Quem deseja trabalhar com frete tem uma série de facilidades dentro do segmento de atuação. Não é à toa que cada vez mais motoristas tem optado pelo segmento de logística como ramo de atuação. 

Entre essas facilidades e vantagens estão:

– Quantidade de trabalho

Todas as empresas dependem, direta ou indiretamente, dos profissionais que atuam com transporte de cargas. Todos os negócios necessitam de matéria-prima e mercadorias que são deslocadas por todo o território nacional.

Por conta disso, uma das trabalhar com frete é justamente a quantidade de trabalho. Você pode pegar cargas das mais variadas possíveis, e atuar tanto como colaborador de uma empresa, como de forma autônoma.

– Rendimentos conforme a trabalho

Outro diferencial desse segmento de atuação é que você pode variar os seus rendimentos conforme os trabalhos executados. Dependendo do tipo de carga entregue, é possível fazer apenas uma na semana para já conseguir o salário de um mês.

– Trabalhe de forma autônoma ou para empresas

Outro diferencial de trabalhar com frete é que você não precisa ficar preso apenas a uma modalidade de trabalho. É possível atuar tanto em regime CLT, ou seja, com registro em carteira, como PJ e até mesmo abrir o seu próprio negócio.

Quais os principais desafios de trabalhar com frete?

trabalhar com frete - blog cec3

Assim como qualquer outra função, trabalhar com frete também tem seus desafios diários.

Na verdade, o caminhoneiro é um dos profissionais que mais precisa lidar com diferentes tipos de obstáculos diariamente. Entre os principais desafios estão:

– Valores de fretes  baixos

Um dos maiores principais desafios de quem deseja trabalhar com frete precisa enfrentar são os valores de fretes baixos. Eles são muito comuns no mercado, o que acaba fazendo que vários caminhoneiros tenham que s sujeitar aos preços para conseguir trabalho.

A ultima manifestação realizada pela categoria, fez com que o Presidente Temer autorizasse a publicação de uma tabela de preços mínimos. No entanto, especialistas apontam que ela não será aplicada na prática, uma vez que é extremamente complexa e que não existe qualquer tipo de fiscalização para verificar se os valores mínimos estão sendo obedecidos. 

 

Caminhões e Carretas - Infográfico: O que todo caminhoneiro precisa ter dentro de seu caminhão

– Insegurança

Quem deseja trabalhar com frete também precisa lidar constantemente com o fator insegurança. Ou roubos de cargas só crescem a cada ano.

Para você ter uma ideia, em 2016, foram registrados quase 25 mil ocorrências de roubo de cargas no Brasil, segundo dados da NTC&Logística. Isso representa um prejuízo de mais de R$ 1.300.000,00.

Mas não é apenas a questão financeira que está em jogo. A vida dos caminhoneiros também é constantemente colocada em risco, pois não existem postos de apoio nas estradas, e também há falta de policiamento efetivo.

– Manutenção do veículo

A manutenção do veículo também é um dos desafios de quem deseja trabalhar com frete. Dependendo do tipo de concerto necessário, um caminhoneiro pode ficar até 30 dias parado, muitas vezes em outras cidades ou até na própria estrada.

Além disso, os custos para a manutenção preventiva também são altíssimos, o que, muitas vezes, faz com que os caminhoneiros rodem pelas estradas com veículos obsoletos, colocando em risco a sua vida e a dos outros.

Como diminuir os riscos para trabalhar com frete?

trabalhar com frete - blog cec4

Apesar de existirem muitos desafios para quem deseja trabalhar com frete, é possível fazer um gerenciamento de riscos, que possibilite a atuação nesta função com tranquilidade e segurança.

Essa gestão fará com que você consiga controlar melhor os aspectos ligados ao seu trabalho e, assim, realmente tenha lucros e segurança para atuar. Para tanto, a primeira coisa que deve fazer é:

– Pesquise o mercado

Para trabalhar com frete você precisa fazer um levantamento sobre a situação atual do mercado. Avalie quais setores tem mais oportunidades, e qual é a média paga por cada frete dentro de cada segmento.

Esse estudo lhe ajudará a entender se é mais vantajoso atuar como CLT em uma empresa de logística, ou adquirir um caminhão próprio e atuar como autônomo. Esse planejamento te ajudará a saber quais gastos mínimos você terá todos os meses.

– Estabeleça um mínimo para cada transporte

Um dos grandes erros cometidos por muita gente que trabalha nesse ramo é não saber quanto cobrar por cada serviço. Você precisa ter um valor que cubra não só todas as despesas, mas que lhe dê lucro e ainda possibilite que você guarde uma parte para a aposentadoria.

A tabela mínima de fretes é uma excelente maneira de você saber exatamente quanto cobrar para cada tipo de frete. No site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é possível baixar uma planilha Excel que você pode utilizar de base para esse tipo de cálculo.

– Sempre planeje cada roteiro

Para trabalhar com frete você não pode simplesmente aceitar um trabalho e já cair na estrada.

Antes de começar a sua viagem é necessário traçar um roteiro, onde você deverá elencar em quais postos você irá parar, o trajeto mais seguro, o tempo para descanso entre outros fatores.

Assim, você conseguirá fazer uma viagem mais tranquila, e até mesmo otimizar o tempo na estrada.

– Conversar com que já atua no ramo

Uma das maneiras mais fáceis de planejar a sua entrada nesse setor é conversar com que já atua nele. Assim, você terá uma noção mais realista sobre todos os desafios que você irá enfrentes, e erros que você deve evitar.

Com essas dicas você verá que será mais fácil trabalhar com frete. Um bom gerenciamento de riscos, juntamente com um planejamento, te farão ter mais segurança no dia a dia.

Gostou do artigo? Quer começar a trabalhar com fretes? Separamos um outro artigo que pode te ajudar com 10 sites para quem quer trabalhar na área!

No nosso site você também pode encontrar o caminhão perfeito para você!!

 

Caminhões e Carretas - Ebook: 10 dicas de como vender seu caminhão online Facilmente