revenda de caminhões - blog cec

5 principais problemas que uma revendedora enfrenta e suas soluções!!

Trabalhar com revenda de caminhões é uma alternativa que pode gerar bons lucros, mas que também apresenta grandes desafios. Isso porque, nos últimos anos, a crise econômica acabou criando um cenário não muito vantajoso para muitos negócios, inclusive para quem deseja atuar com revenda.

O medo constante das quedas no setor de transportes, fez com que muitos caminhoneiros acabassem evitando a troca de caminhões. Consequentemente os revendedores também acabaram sendo afetados.

Mas, esse não é o único tipo de problema que a revenda de caminhões possui. São vários obstáculos que precisam ser enfrentados para que um bom negócio seja fechado.

Confira abaixo os cinco principais e como enfrentar esses desafios.

Conheça os maiores problemas enfrentados na revenda de caminhões e possíveis soluções para eles!

1. Desvalorização acima da média de caminhões usados

revenda de caminhão - blog cec1

 

Um dos principais problemas de trabalhar com revenda de caminhões é que os modelos usados sofrem uma desvalorização acima da média. Isso acontece por diferentes motivos.

Além do próprio segmento ter uma tendência de desvalorização maior, muitos veículos chegam para o revendedor em um estado muito desgastado, o que gera uma queda no valor ainda maior.

Ainda é preciso levar em conta que determinados modelos de caminhões acabam sendo menos procurados, por serem destinados a cargas específicas, e, consequentemente, terem um valor acima da média.

SOLUÇÃO

Para conseguir combater a desvalorização de veículos dentro da revenda de caminhões a melhor forma é investir em modelos que tem alta procura, e também, procurar oferecer aqueles que podem ser recuperados facilmente.

Muitas vezes você irá investir uma revisão geral poderá deixar o caminhão com cara de zero km, e o valor dele terá um bom acréscimo. Estude com cautela antes de escolher quais veículos colocar na sua revenda, e sempre busque por aqueles que podem ser valorizados de alguma maneira.

2. Burocracia para financiar caminhões novos e usados

revenda de caminhão - blog cec2

Outro desafio de quem trabalha com revenda de caminhões é a burocracia. Muitos compradores chegam interessados em adquirir um veículo novo para melhorar o seu serviço de transporte, mas quando chega a hora do financiamento a grande maioria das Instituições Financeiras possui um extenso processo que pode fazer com que os compradores desistam da compra.

Pior ainda se for um caminhão usado. A maioria dos clientes possui um crédito muito restrito que limita demais as condições de financiamento, logo, muitas vendas acabam sendo perdidas pelo simples fato de que a burocracia impede a concretização da venda.

SOLUÇÃO

Para solucionar esse problema, você tem duas alternativas que irão lhe ajudar bastante. A primeira é para aqueles que possuem empresas (micro, pequenas ou médias).

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou em 2018 uma modalidade que financia 100% a compra do caminhão. O cliente tem até 10 anos para pagar, e mais dois de carência.

Já a segunda é voltada para profissionais que trabalham de forma autônoma. Você pode abrir uma carteira de financiamento próprio para a sua revenda de caminhões. Assim, é possível estabelecer suas próprias condições, de modo que elas sejam vantajosas para o seu negocio e para o cliente.

 

 

Caminhões e Carretas - Infográfico: O que todo caminhoneiro precisa ter dentro de seu caminhão

3. Falta de uma divulgação eficaz

revenda de caminhão - blog cec3

Esse é outro problema que afeta diretamente as vendas em uma revendedora de caminhões. Muitas vezes quem trabalha com revenda de caminhões não consegue divulgar os veículos oferecidos de forma eficaz, fazendo com que eles fiquem longos períodos de tempo parados no pátio.

Isso acontece, principalmente, porque muitos empreendedores só utilizam os meios de divulgação tradicionais, como jornais impressos e classificados de veículos.

SOLUÇÃO

Para conseguir uma divulgação realmente eficaz, que traga clientes para o seu negócio, você deve investir no marketing digital. A internet se tornou o principal canal de comunicação da atualidade, sendo utilizada para tudo, inclusive por caminhoneiros que desejam trocar de caminhões.

Crie um site e um blog sobre a sua revendedora e comece a divulgar os veículos. Mais do que isso, produza conteúdos de nicho que informem seus clientes e que os atraiam para o seu empreendimento.

4. Baixa procura

revenda de caminhão - blog cec4

Nos últimos anos, o setor de revenda de caminhões enfrentou uma queda brusca na procura de veículos. Não só ele, mas outros vários setores da economia também sofreram o mesmo problema.

Os pátios começaram a ficar lotados, e muitas empresas tiveram até mesmo que fechar as portas. Esse cenário se instalou por uma série de motivos, entre eles as dificuldades financeiras de muitos caminhoneiros, que acabou tirando a possibilidade de compra.

Também é preciso levar em conta que muitas revendas não acompanharam as mudanças no perfil dos clientes. Antes eles preferiam determinadas marcas, e hoje essa opinião mudou.

SOLUÇÃO

Para que você consiga aumentar as vendas e a procura pela sua revenda de caminhões é necessário conhecer a fundo as necessidades do seu cliente. Você precisa saber desde quais marcas são as mais preferidas, até a situação financeira dos consumidores.

Apenas entendendo a fundo seus clientes que será possível criar soluções que aumentem as vendas, como condições especiais de pagamento, oferecer modelos específicos de veículos e etc.

5. Recuperação de veículos usados

revenda de caminhões - blog cec5

A maioria dos veículos de uma revenda de caminhões são usados. Isso porque, esse é um tipo de veículo que proporciona maiores chances para quem deseja adquirir seu primeiro caminhão, especialmente por apresentar preços e condições mais acessíveis.

Contudo, para o revendedor os usados podem gerar grandes dores de cabeça. Isso porque é comum que a recuperação desses veículos exija um investimento tão alto que acaba fazendo com que a margem de lucro fique muito pequena.

SOLUÇÃO

A melhor maneira de solucionar esse tipo de problema é sempre fazer uma revisão completa antes de adquirir um caminhão para a revenda. É preciso analisar tudo, desde a parte elétrica até o estado dos pneus.

Caso o estado do veículo exija uma recuperação muito cara, é melhor não fechar negócio ou fazer com que o dono abaixe o preço, demonstrando a quantidade de reparos que precisam ser feitos.

Dessa forma, você evita ter que gastar muito com essa etapa, e ainda terá uma excelente margem de lucro no seu negócio.

Essas são as principais dificuldades de trabalhar com revenda de caminhões. Conseguindo driblá-las com as soluções oferecidas, você terá bons rendimentos para o seu negócio.

 

Gostou? Quer revender seus caminhões?? Visite nosso site e comece a anunciar o quanto antes!!

 

 

Caminhões e Carretas - Planilha: Custos dos caminhoneiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *