32 861 0 DSCN4865 big 640x320 - 10 dicas que você precisa saber antes de comprar um caminhão usado!

10 dicas que você precisa saber antes de comprar um caminhão usado!

Você está pensando em comprar caminhão usado? Pois saiba que essa é uma excelente alternativa, principalmente para quem está começando agora a atuar como caminhoneiro.

Muitos profissionais acreditam que os veículos usados não são vantajosos, mas esse é um engano comum.

Se você souber como escolher um automóvel adequado para o tipo de carga que você trabalha, a economia é gigantesca. Dependendo do modelo, você consegue comprar um usado por até 40% a menos do que se fosse comprar um novo.

Para lhe ajudar a comprar caminhão usado sem qualquer perigo, separamos nesse post, as 10 melhores dicas que pode adotar. Confira!!!

Dicas para comprar caminhão usado com segurança

1. Estabeleça exatamente o que você deseja antes de comprar comprar caminhão usado

como comprar caminhão usado - blog cec1

Não adianta sair pesquisando todos os tipos de veículos, isso só fará com que você perca tempo e fique confuso. Faça uma lista do que você exatamente precisa e deseja.

Tipo de caminhão, marca, ano, tempo de uso, carga que você deseja transportar e, claro o mais importante, o quanto você deseja investir nessa aquisição. Assim, você terá mais facilidade até mesmo para localizar anúncios.

2. Não fique ansioso para fechar a compra

como comprar caminhão usado - blog cec2

A segunda dica para comprar caminhão usado com segurança é sempre negociar com calma. Nada de se precipitar e fechar a compra sem nem mesmo ter avaliado o veículo.

Todo cuidado é pouco para que não acabe comprando gato por lebre.

3. Fique desconfiado de preços muito abaixo do mercado

como comprar caminhão usado - blog cec3

Todos os veículos segue uma tabela padrão de revenda. Valores muito abaixo indicam que alguma coisa pode estar errada. Documentação, estado de conservação ou até mesmo o risco de golpes.

Ao invés de procurar os preços mais baixos, foque seus esforços em comprar caminhão usado que atenda as suas necessidades. Assim, você terá a garantia de que está fazendo um bom investimento que irá te ajudar a ter excelentes rendimentos.

4. Visite o veículo em diferentes situações

como comprar caminhão usado - blog cec4

A avaliação do veículo é um processo que necessita de algumas visitas. Você não pode visitar e avaliar o caminhão uma única vez. É preciso verificá-lo em diferentes situações. Durante o dia, na estrada, em dias chuvosos.

Dessa forma, você terá boas chances de identificar possíveis problemas que geralmente ficam camuflados no momento da visitação.

5. Sempre tenha um mecânico de confiança do seu lado no momento da avaliação

como comprar caminhão usado - blog cec5

Por mais que você conheça tudo sobre caminhões, antes de comprar caminhão usado sempre faça uma avaliação do veículo com um mecânico de sua confiança. Apenas esse profissional poderá avaliar com perícia cada detalhe do veículo e verificar se nada está errado.

Além disso, se o dono do veículo anunciado não permitir uma avaliação com mecânico, caia fora. Provavelmente ele está tentando vender algo com problemas e não quer correr o risco de alguém descobrir.

 

Caminhões e Carretas - Infográfico: O que todo caminhoneiro precisa ter dentro de seu caminhão

 

6. Verifique se a documentação está em dia

como comprar caminhão usado - blog cec6

Esse é um dos detalhes mais importantes na hora de comprar caminhão usado. A documentação sempre precisa ser verificada, para que você não corra o risco de comprar um veículo que está irregular para transitar em vias.

Além disso, essa verificação também pode ser uma boa jogada para você diminuir o preço dele. Por exemplo, se o dono não pagou o IPVA do ano vigente, você pode pedir um desconto alegando que terá que fazer o pagamento desse tributo.

Você deve verificar sempre:

  • Comprovante de pagamento do IPVA;
  • Comprovante de pagamento do seguro obrigatório (DPVAT);
  • Certificado de registro;
  • Certificado de licenciamento de veículo;
  • Inspeção Veicular Ambiental.

Assim, você terá a garantia de que o veículo está regular.

7. Nunca esqueça de fazer o teste do imã

como comprar caminhão usado - blog cec7

Esse é um truque de ouro para quem vai comprar caminhão usado. Muitos donos de automóvel tentam esconder furos e amassados na lataria usando massa plástica. A primeira vista, é praticamente impossível perceber esse tipo de artimanha, mas usando um imã é super fácil detectar esses problemas no veículo.

Tudo o que você precisa fazer é pegar um imã, enrolá-lo em um pano macio e passar na lataria. Se em algum momento ele se desprender, é porque existem imperfeições escondidas.

Outro jeito bem fácil de testar a lataria é dar leves pancadas nela. Se em alguma área ela soar diferente, então fuja do negócio, porque provavelmente há algo de errado no veículo.

8. Sempre faça um test drive

como comprar caminhão usado - blog cec8

Sempre antes de comprar caminhão usado, faça um test drive, de preferência, com o veículo carregado. Dessa forma, você conseguirá verificar se o desempenho dele é bom, se a suspensão está em dia, se ele está fazendo algum barulho anormal.

Além disso, esse test drive também te ajudará a perceber se você conseguirá se adaptar ao tipo de direção. Uma dica a mais, durante ele, balance o caminhão de um lado para o outro.

Se quando você soltar o veículo ele balançar mais que duas vezes pode ser que os amortecedores tenham algum tipo de problema.

9. Dê mais atenção aos lugares comuns de ferrugem

como comprar caminhão usado - blog cec9

Você precisa avaliar todo o veículo, mas, deve dar uma tenção especial aos pontos mais comuns de ferrugem. As áreas perto das borrachas, embaixo dos tapetes do motorista e passageiro, nas arestas inferiores da carroceria.

Além disso, verifique também a vedação das portas, as bordas do capô do motor e do bagageiro, as canaletas. Passe um verdadeiro pente fino em todos esses locais para não correr o risco de comprar algo que vai apresentar problemas em pouco tempo

10. Pesquise muito

como comprar caminhão usado - blog cec10

Não entre em desespero e feche negócio com o primeiro anuncio que você enxergar. Lembre-se que você está adquirindo uma ferramenta de trabalho, que irá interferir diretamente nos seus rendimentos. Logo, é necessário pesquisar muito antes de fechar negócio.

E não fique preso apenas a veículos da sua região. Use sites de revenda de usados para procurar automóveis em outros estados. Em alguns casos, vale mais a pena o deslocamento do que você comprar algo na sua região e pagar muito mais caro.

Com essas dicas simples, você conseguirá comprar caminhão usado com mais tranquilidade e segurança. Um veículo usado em bom estado pode ser um excelente investimento, principalmente para os caminhoneiros que estão começando e não ter muitos recursos iniciais.

Gostou do artigo? Quer saber como vender seu caminhão? Separamos mais um artigo que vai te ajudar a vender seu caminhão mais rápido!

Quer comprar um caminhão usado? Visite nosso site e encontre as melhores ofertas de caminhões usados.

 

 

Caminhões e Carretas - Ebook: 10 dicas de como vender seu caminhão online Facilmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *