6 dicas para cuidados com seu caminhao 4truck - Tudo que você precisa saber sobre o custo de revisão de um caminhão
Caminhões

Tudo que você precisa saber sobre o custo de revisão de um caminhão

Quem deseja ser caminhoneiro, ou já está há algum tempo nessa profissão, deve saber que a manutenção do veículo é um dos itens mais importantes. Isso porque, apenas com ela você terá condições de garantir a segurança do seu veículo e diminuir o custo da revisão de um caminhão.

As despesas geradas por uma parada inesperada na estrada podem aumentar 10 vezes o valor de custo de um concerto. Isso sem contar em todo o transtorno de ter que ficar sem trabalhar enquanto o automóvel passa por esse processo.

Segundo dados da Volvo, 80% dos problemas nas estradas poderiam ser evitados apenas mantendo a manutenção preventiva. Logo, levar o seu caminhão periodicamente para uma revisão completa é essencial, uma vez que assim você garante o melhor desempenho dele e evitar esse tipo de situação.

Mas afinal, qual é o custo da revisão de um caminhão?

Caso ainda não saiba a resposta para esta pergunta, continue lendo esse post e confira alguns dos principais itens que são avaliados dentro desse processo e descubra qual é o verdadeiro custo da revisão de um caminhão. 

Custo da revisão de um caminhão: Itens a serem avaliados

Quando um caminhão é levado para revisão, alguns itens são considerados na hora de estabelecer o custo total de uma revisão. E dentre os principais estão:

1. Pneus

custo da revisão de um caminhão - blog cec1

 

Um dos itens que pesam bastante na manutenção preventiva de caminhões são os pneus, principalmente para os veículos grandes. Claro que é preciso levar em conta que os pneus, desde que bem cuidados, podem ter uma vida útil considerável, mas, a troca de todo o conjunto pode facilmente custar caro.

Para diminuir esse custo da revisão de um caminhão o ideal é que você invista em marcas de qualidade. Além disso, evite estradas mal conservadas e também circular em alta velocidade, pois os dois fatores em conjunto desgastam os pneus mais rapidamente.

2. Freios

custo da revisão de um caminhão - blog cec2

Os freios também precisam ser avaliados com cuidado durante a revisão. Isso porque eles interferem diretamente no desempenho do caminhão e garantem a sua segurança. O desgaste do sistema de frenagem está diretamente ligado ao tipo de carga que você transporta, bem como modo como você dirige.

Se você costuma, por exemplo, andar em alta velocidade e frear bruscamente em curvas e lombadas, pode ter certeza que a durabilidade dos freios irá diminuir em pelo menos 50%.

Por isso, o ideal é sempre se manter dentro do limite, e reduzir a velocidade em estradas mal conservadas, decidas e curvas. Além de aumentar a vida útil do sistema, você ainda garantirá a sua segurança.

3. Suspensão

custo da revisão de um caminhão - blog cec3

A suspensão também é um custo revisão de caminhão importante. Isso porque, ela interfere diretamente na dirigibilidade do automóvel, e garante a sustentação da carroceria.

O preço varia conforme o modelo do automóvel. Os maiores, que tem mais eixos, apresentam um valor de manutenção bem mais elevado, justamente por conta do sistema utilizado.

Para diminuir esse custo da revisão de um caminhão também é válida a regra de dirigir com cuidado, sempre mantendo a velocidade permitida e evitando estradas ruins. Além disso, também é necessário se atentar ao tipo de carga que você está levando. Ela precisa ser adequada para o modelo do veículo, ou poderá desgastar a suspensão rapidamente.

 

 

Caminhões e Carretas - Infográfico: O que todo caminhoneiro precisa ter dentro de seu caminhão

 

4. Troca de peças

custo da revisão de um caminhão - blog cec4

A troca de peças tem um peso a mais no orçamento da manutenção veicular do seu caminhão, principalmente se o modelo for muito antigo. As despesas acabam sendo maiores justamente pela dificuldade de achar peças adequadas para o caminhão ultrapassado.

Muitos caminhoneiros, visando diminuir o custo da revisão de um caminhão, acabam optando por peças genéricas. Entretanto, esse é um grande erro, já que elas desgastam mais rapidamente e ainda podem desencadear uma série de outros problemas no seu automóvel.

O ideal é sempre procurar por peças originais e de fornecedores confiáveis. Inclusive, vale à pena verificar se trocar o modelo não é mais vantajoso. Existem vários tipos de caminhões populares que possuem uma manutenção mais barata.

5. Sistema elétrico

custo da revisão de um caminhão - blog cec5

Se você mantiver uma manutenção preventiva de qualidade, o sistema elétrico não terá tanto peso no custo da revisão de um caminhão. Geralmente esse item só precisa de uma avaliação para verificar-se se todos os cabos estão conservados e as luzes funcionando.

Agora, se houver oxidação dos cabos, mal contato nos encaixes e desgaste da bateria, pode se preparar para gastar bem mais do que o planejado. Principalmente se o seu caminhão for mais moderno.

Nos modelos mais atuais, o sistema elétrico fica integrado à parte eletrônica do veículo. Ou seja, se a substituição for necessário, você precisa trocar tudo de uma única vez.

Para evitar esse tipo de problema, sempre fique de olho nos sinais que o seu caminhão dá. Luzes piscando, por exemplo, podem indicar algum mal contato que poderá ser resolvido rapidamente, se você identificar o problema logo de cara.

6. Paletas do limpador de para-brisas

custo da revisão de um caminhão - blog cec6

Esse é um dos itens com menor custo dentro da revisão do caminhão. Isso porque, esses objetos são facilmente encontrados em diversas lojas especializadas e até mesmo em postos de combustível que contam com um espaço próprio para receber caminhoneiros.

Mas claro que assim como qualquer item do veículo, é necessário dar uma atenção especial às paletas do limpador de para-brisas. Como elas são usadas para manter a visibilidade do motorista, principalmente em dias de chuva, é preciso trocá-las antes que se danifiquem sem aviso prévio.

É recomendado que você faça a troca periódica das paletas do limpador de para-brisas, para evitar o ressecamento. Inclusive, é bacana sempre ter um kit extra no veículo, para caso algum imprevisto aconteça.

7. Módulo

custo da revisão de um caminhão - blog cec7

Por fim, outro item que eleva bastante o custo da revisão de um caminhão são os módulos. Se você não os conservar, é possível que tenha que trocar tudo, o que pode gerar um custo altíssimo, dependendo do modelo do veículo.

Os baús, por exemplo, podem enferrujar facilmente se a limpeza não for realizada de maneira correta. Então, sempre faça a manutenção diária do seu veículo, para garantir que o módulo ou reboque fique conservado e não precise ser trocado.

Concluindo… O que você precisa saber sobre o custo da revisão de um caminhão

Esses são apenas alguns dos itens que interferem no custo da revisão de um caminhão. Tenha em mente que todas essas despesas podem diminuir, desde que você tome os cuidados básico que nós falamos ao longo do artigo.

Além disso, na hora de revisar seu veículo, sempre opte por concessionárias ou oficinas autorizadas. Evite as independentes, pois você corre o risco de pagar ainda mais caro.

Gostou do post? Então não esqueça de deixar o seu comentário. Para te ajudar ainda mais separamos um artigo que fala sobre como dirigir um caminhão!

Quer vender ou comprar um caminhão? Visite nosso portal!

 

 

 

Caminhões e Carretas - Checklist: O que todo caminhoneiro precisa rever antes de viajar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *