Pneus para caminhão: Como escolher o pneu adequado para seu caminhão

Pneus para caminhão: Como escolher o pneu adequado para seu caminhão

7 de agosto de 2018 0 Por blog_usuario

Escolher pneus para caminhão é muito importante para quem dirige ou trabalha com esse tipo de veículo, afinal de contas, esse item pode interferir diretamente no desempenho e segurança do caminhão.

Além disso, também é preciso levar em conta que comprar um conjunto de pneus para esse automóvel é algo que requer um bom investimento. Ou seja, caso faça a escolha errada, você poderá ter um grande prejuízo.

Por isso, essa decisão precisa ser tomada com cautela e levar em consideração uma série de fatores. Desde o tipo de carga que você transporta, até a conservação das estradas que você roda com o caminhão. Tudo isso afetará, direta ou indiretamente, nessa decisão.

Para lhe ajudar, separamos nesse post, algumas dicas e cuidados que certamente lhe guiarão rumo a melhor escolha na hora de definir o pneu mais adequado para o seu veículo.

Confira!

Como escolher pneus para caminhão: Dicas e cuidados que você precisa conhecer

Na hora de escolher os pneus de caminhão mais adequados para rodar com seu veículo sem problemas, algumas dicas e cuidados são muito importantes e devem ser levados em consideração. E a primeira delas é:

  • Avalie o quanto de carga extra o seu caminhão costuma levar

escolher pneus para caminhão - blog cec1

Geralmente os caminhoneiros só levam em conta o peso da carga. Acontece que dependendo da situação do trajeto, uma carga extra pode ser adicionada aos pneus para caminhão.

É o caso, por exemplo, de subidas e estradas esburacadas. Nesse tipo de trajeto, o seu veículo acabará exercendo uma carga maior sobre eles. Consequentemente eles precisarão de uma banda maior para dar conta dessa força.

Então, antes de escolher os pneus para caminhão, sempre avalie a carga extra que você pode estar legando.

  • Tenha em mente que é necessário tipos diferentes para cada parte do veículo

escolher pneus para caminhão - blog cec2

Um erro comum entre os caminhoneiros é acreditar que o mesmo tipo de pneu pode ser colocado em todas as partes do caminhão. Entenda que o veículo funciona de forma modular e que cada módulo possui necessidades diferentes.

Por exemplo, o conjunto cavalo e carreta, geralmente trafegam por trajetos com grande variação de relevo. Logo, cada parte receberá um tipo de força diferente. Então é preciso escolher pneus para caminhão considerando a necessidade cada módulo.

  • Verifique a capacidade de recapagem dos pneus para caminhão

escolher pneus para caminhão - blog cec3

Os pneus para caminhão, assim como de qualquer outro veículo, apresentam um alto custo de mercado, tornando muitas vezes a sua aquisição algo inviável para o bolso.

Nesse caso, muitas pessoas se perguntam: O que fazer para resolver esse problema e rodar com segurança?

A resposta é simples! Hoje em dia, já existem processos que ampliam a vida útil do pneu de caminhão, por um valor bem mais acessível. E o processo de recapagem é um deles.

Ou seja, você pode “reformar” e reutilizar os pneus do seu caminhão, sem comprometer a segurança dos mesmos. Mas, para isso acontece, é preciso que você sempre verifique se os pneus do seu caminhão possuem a capacidade para fazer esse tipo de procedimento, do contrario, a única solução será mesmo fazer a compra de pneus novos.

  • Veja qual o tamanho recomendado pelo fabricante

escolher pneus para caminhão - blog cec4

É muito comum, principalmente entre quem está iniciando na carreira de caminhoneiro, escolher pneus para caminhão de tamanhos incorretos. Geralmente isso acontece quando o profissional quer pagar mais barato, ou, desconhece as especificações do veículo.

Contudo, esse tipo de atitude é extremamente perigoso e prejudicial. Além de causar instabilidade no automóvel, os tamanhos inadequados acaba acelerando o desgaste de diversas peças, como a suspensão.

Ou seja, no final das contas você terá mais despesas, e terá que gastar bem mais.

Se você está em dúvida sobre o tamanho adequado para o seu veículo, basta olhar no manual do proprietário. Nele você encontrará todas as informações sobre o seu automóvel, desde o tamanho dos pneus para caminhão até os cuidados para evitar o desgaste de peças.

  • Fique atento aos trajetos que você percorre

escolher pneus para caminhão - blog cec5

A qualidade dos trajetos que você normalmente faz com o seu veículo também interfere diretamente na escolha pneus para caminhão. Isso porque, dependendo do grau de conservação ou variação de relevos, é necessária uma resistência maior.

Se você faz a maioria dos seus fretes em trajetos urbanos, ou seja, precisa fazer várias manobras e acelerar e frear constantemente, opte pelos pneus para caminhão de alta severidade. Agora, se você costuma pegar rodovias longas, os famosos “retões” os de baixa severidade já são suficientes.

Para trajetos regionais, ou seja, que tem estradas asfaltadas, mas com bastante variação de relevos (que é o tipo de estrada mais comum no Brasil) escolher pneus para caminhão de média severidade são os mais indicados.

Para percursos mistos, que tenham estradas de terra e asfaltadas, escolha os mistos. Agora, se você costuma pegar locais acidentados, sem pavimentação e com muitas pedras, os off-road são ideais.

 

Caminhões e Carretas - Infográfico: O que todo caminhoneiro precisa ter dentro de seu caminhão

 

Como manter os pneus para caminhão conservados?

Além de escolher pneus para caminhão, você também precisa saber como conservá-los. Dessa forma, além de aumentar a sua durabilidade, você também poupará muito dinheiro.

  • Faça rodízio dos pneus

escolher pneus para caminhão - blog cec6

Mesmo que você coloque pneus para caminhão diferentes para cada módulo do seu veículo, eles continuaram a se desgastar de forma desigual. Para equilibrar esse desgaste e aumentar a vida útil deles, o ideal é fazer rodízio dos pneus.

Ou seja, mudar a posição de cada um deles periodicamente.

  • Fique de olho no alinhamento do seu veículo

escolher pneus para caminhão - blog cec7

O alinhamento do seu veículo, afeta diretamente os pneus para caminhão. Isso porque, se ele estiver desalinhado acabará exercendo carga extra em alguns específicos, o que irá te obrigar a trocá-los antes do tempo.

  • Calibre os pneus

escolher pneus para caminhão - blog cec8

A calibração dos pneus também é importante, não só para evitar que eles se desgastem excessivamente, mas, também, para evitar acidentes. Calibre eles semanalmente, sempre seguindo as orientações do fabricante.

  • Evite usar solventes para limpar os pneus e rodas

escolher pneus para caminhão - blog cec9

Nada de usar solventes para higienizar os pneus para caminhão. Eles irão prejudicar a borracha, podendo até mesmo acelerar o desgaste e gerar acidentes no meio da estrada. Sempre utilize produtos adequados, de preferências os indicados pelos fabricantes.

  • Manutenção periódica

escolher pneus para caminhão - blog cec10

Por fim, sempre faça uma manutenção periódica completa no seu veículo, para garantir que todas as peças estão funcionando de forma correta. Esse tipo de revisão também te ajudará a evitar problemas mais sérios, e até mesmo quebras no meio da estrada.

Gostou dessas dicas de como escolher e conservar os pneus para caminhão? Então aproveite para deixar o seu comentário, dúvida ou sugestão. Quer saber mais sobre a revisão do seu caminhão? Visite o nosso artigo que fala sobre o assunto por aqui.

Visite nosso portal para comprar e vender caminhões!!

 

 

Caminhões e Carretas - Ebook: 10 dicas de como vender seu caminhão online Facilmente