mig 13171 1 - Revendedora de caminhões: O que você precisa fazer para se tornar um revendedor de caminhões?
Sem categoria

Revendedora de caminhões: O que você precisa fazer para se tornar um revendedor de caminhões?

Ter uma revendedora de caminhões é uma excelente opção de negócio. Hoje os caminhoneiros movimentam o país, já que todos os produtos e mercadorias comercializados no Brasil são transportados em algum momento por esses profissionais.

Logo, empreender no setor de logística é uma excelente alternativa. Além de ter uma alta demanda, você poderá obter excelentes rendimentos, por meio da compra de veículos em leilões ou até mesmo parcerias com grandes marcas.

Mas, para que você consiga abrir uma revendedora de caminhões e ter sucesso, é necessário tomar alguns cuidados. Pensando nisso, reunimos nesse post, algumas dicas incríveis para lhe ajudar a montar uma revendedora de caminhões e se tornar um revendedor de sucesso.

Confira!!!

Dicas para montar uma revendedora de caminhões

Se você deseja se tornar um revendedor de caminhões de sucesso, então uma das primeiras dicas que deve seguir é:

1. Faça uma ampla pesquisa no mercado

revendedora de caminhões - blog cec1

Você quer abrir uma revendedora de caminhões, mas, será que tem noção sobre a situação desse mercado? Quais são os modelos mais buscados? Você quer trabalhar com a revenda de veículos novos ou usados?

Tudo isso precisa ser levado em conta antes de você pensa em abrir o seu empreendimento. Então, o primeiro passo é pesquisar muito.

Veja exatamente quem é o seu público-alvo, quais as marcas e modelos mais procurados nesse meio, as necessidades dos clientes, quanto é necessário investir inicialmente, qual o regime tributário que você irá se enquadrar entre outras informações.

Somente tendo esses dados em mãos é que você poderá ter um norte para abrir o seu negócio e minimizar os riscos desse investimento.

2. Crie um plano de negócios

revendedora de caminhões - blog cec2

O plano de negócios serve como uma espécie de guia para qualquer empreendedor que está investindo em um novo negócio.

Nele, você colocará todas as informações da pesquisa de mercado, bem como as suas metas, objetivos e próximos passos a serem dados. Nesse plano, por exemplo, você irá estabelecer quanto de futuramento precisará obter para arcar com as despesas da operação.

Quanto mais detalhado esse planejamento melhor, pois é nele que você irá se basear, sempre. Conforme a sua revendedora de caminhões for crescendo, ele deverá ser atualizado para acompanhar essa evolução e estabelecer novos passos a serem dados rumo a conquista ou manutenção do sucesso.

3. Planeje a compra de veículos

revendedora de caminhões - blog cec3

Outro cuidado que você precisa ter ao abrir sua revendedora de caminhões é em relação a compra de veículos. Muitos empreendedores inexperientes acabam comprando modelos mais baratos, apenas para poupar recursos.

Contudo, eles acabam ficando no pátio pois, nem sempre são os tipos de caminhões procurados pelos caminhoneiros. Então, nada de sair comprando qualquer veículo.

Pesquise quais são as necessidades do seu público-alvo e região. Por exemplo, digamos que você irá abrir o seu negócio em uma grande metrópole, onde os seus clientes ideais são caminhoneiros que fazem fretes urbanos.

Logo, você precisa investir em modelos próprios para esse tipo de trabalho. Agora se você está abrindo o seu negócio em uma área mais rural, onde os caminhoneiros trabalham transportando carga viva, os modelos de veículos serão completamente diferentes.

4. Escolha um ponto adequado

revendedora de caminhões - blog cec4

Esse é um cuidado muito importante e que deve ser tomado por quem deseja abrir uma revendedora de caminhões.

Isso porque a localização do seu ponto irá interferir diretamente nas suas vendas. Você precisa escolher um local que seja acessível para os caminhoneiros, mas, ao mesmo tempo, que não gere altos custos para a sua empresa.

Além disso, é necessário contar com uma estrutura adequada. Você precisa ter um pátio para expor os veículos, um galpão para realização de reparos ou até mesmo revisões. O local também precisa ter um espaço para as vendas e setor administrativo.

 

Caminhões e Carretas - Infográfico: O que todo caminhoneiro precisa ter dentro de seu caminhão

 

5. Tenha um capital de giro sólido

revendedora de caminhões - blog cec5

Procure manter recursos em caixa para suprir a sua revendedora de caminhões frente a qualquer adversidade. Mesmo que em alguns meses você não tenha o volume de vendas necessário, é preciso ter essa reserva, até mesmo para evitar o acúmulo de despesas.

E é justamente essa a função do capital de giro. Ele nada mais é do que uma reserva de dinheiro que precisa ficar fica na conta da sua empresa para caso você tenha algum imprevisto.

É ela que irá garantir que você sempre arque com as suas contas.

6. Defina com quais formas de pagamento você irá trabalhar

revendedora de caminhões - blog cec6

Outra dica par que a sua revendedora de caminhões já inicie com boas chances de sucesso é definir as formas de pagamento que você irá trabalhar.

Se você for realizar financiamentos, por exemplo, é necessário ir até um banco ou instituição financeira para verificar essa possibilidade.

Agora, se você quiser trabalhar com um sistema de financiamento próprio, terá que passar por um processo bem mais complexo. Então, estude quais alternativas são as mais adequadas para o seu empreendimento e só então decida quais as formas de pagamento irá oferecer para os seus clientes.

7. Controle as suas finanças por meio de softwares de automação

revendedora de caminhões - blog cec7

Muitos empreendedores acreditam que apenas manter as finanças no papel é o suficiente. Contudo isso é um grande erro, pois além de estar suscetível a erros, esse tipo de controle é obsoleto, pois não permite a geração de relatórios para análise de resultados.

Por isso, invista em softwares de automação. Por meio deles, será possível controlar todos os seus gastos e rendimentos de forma otimizada, e, assim, facilitar a tomada de decisões.

8. Divulgue o seu negócio em diferentes canais

revendedora de caminhões - blog cec8

Uma vez que a sua revendedora de caminhões já estiver em funcionamento, é necessário divulga-la. Vários empreendedores ainda acreditam que apenas anunciar em classificados impressos é o suficiente.

Entretanto, como estamos vivendo em plena Era Digital, investir apenas nesse tipo de marketing não é o suficiente. Se você deseja se destacar no mercado, é necessário investir em diversos canais de divulgação como, por exemplo, sites, classificados online e até mesmo as redes sociais.

Dessa maneira, você conseguirá aumentar o alcance do seu empreendimento. Inclusive, será possível vender para o todo o Brasil, negociando apenas a questão da entrega e transferência do veículo.

Conclusão

Ter uma revendedora de caminhões é uma excelente alternativa para quem deseja empreender no ramo de logística. Mas, assim como a abertura de qualquer outro negócio é necessário muito planejamento e foco.

Gostou dessas dicas? Quer mais informações sobre como investir no ramo de venda e revenda de caminhões? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais e saiba mais sobre esse segmento que só cresce no Brasil. 

Separamos um artigo que vai te ajudar a solucionas os 5 principais problemas de uma revendedora!

 

 

Caminhões e Carretas - Ebook: 10 dicas de como vender seu caminhão online Facilmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *