Como Vender Caminhões Usando o Whatsapp Business para Lojas e Revendas de Caminhões

Como Vender Caminhões Usando o Whatsapp Business para Lojas e Revendas de Caminhões

21 de agosto de 2018 0 Por blog_usuario

Saber como vender caminhões em diferentes plataformas é essencial para qualquer dono de negócio, pois apenas dessa maneira será possível ampliar o alcance da sua loja ou revenda.

Hoje em dia, existem várias ferramentas para auxiliar quem deseja aumentar as vendas. E uma delas é o WhatsApp Business.

Ele é um excelente canal de atendimento para os vendedores que querem prestar um atendimento de mais qualidade para os clientes. Mais do que isso, é uma maneira de fazer o seu negócio a ter uma presença mais sólida na web.

Nesse artigo nós vamos explicar mais a fundo o que é WhatsApp Business, e, também, te ensinar como vender caminhões com ele. Então não deixe de ler ele até o final.

O que é o Whatsapp Business

como vender caminhões - blog cec1

Antes de falar sobre como vender caminhões usando essa ferramenta, é importante esclarecer o que de fato ela representa para esse meio.

O Whatsapp Business nada mais é do que uma versão empresarial do tradicional aplicativo de mensagens.

Ele é indicado para empresas, lojas e empreendedores de todos os segmentos e portes, que desejam oferecer um canal de atendimento mais dinâmico e empresarial para seus clientes.

Por que investir no Whatsapp Business para revender caminhões

Mais do que uma forma de estreitar o atendimento aos clientes e uma alternativa diferenciadas de como vender caminhões, o WhatsApp Business oferece uma série de outras vantagens, como:

  • Respostas automáticas

É praticamente impossível manter um canal de atendimento 24 horas em revendas e lojas de caminhões. Afinal, seria necessário criar uma equipe grande de vendedores para dar esse suporte, o que geraria um grande custo para o negócio.

Já com esse aplicativo, você consegue programar respostas automáticas para os seus clientes. Assim, mesmo que nenhum vendedor esteja online, os compradores receberá mensagens orientado sobre os diferenciais do seu negócio, e até mesmo sobre o horário de atendimento.

  • Organização dos processos de vendas

Outro diferencial do WhatsApp Business é que ele te auxilia a organizar os processos de venda. Isso porque, é possível criar etiquetas com nomes para orientar sobre em qual etapa de compra cada contato está.

Dessa maneira, é mais simples manter tudo organizado, e você não correrá o risco de acabar esquecendo algum cliente, ou até mesmo confundindo.

  • Cartão de visitas digital

Uma das dicas de como vender caminhões que todo vendedor precisa ter em mente é sempre oferecer todas as informações possível para que o comprador entre em contato. O app também conta com um cartão de visitar digital.

Ao buscar pelo número da sua loja ou revenda, o cliente terá todos os dados que precisa, desde o horário de funcionamento até o site do seu negócio.

  • Métricas

Outra vantagem de usar esse recurso é que você terá uma série de métricas para analisar. É possível verificar, por exemplo, quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues e aquelas que realmente foram lidas.

 

Caminhões e Carretas - Infográfico: O que todo caminhoneiro precisa ter dentro de seu caminhão

 

Como funciona o Whatsapp Business

Muitos empreendedores não sabem como vender caminhões, por acreditarem que usar esse aplicativo é complexo. Contudo, ele é muitos simples, e é praticamente igual a versão “normal”.

Primeiramente você precisa baixar essa versão empresarial no seu smartphone. Não se preocupe, você poderá continuar usando o seu perfil pessoal no mesmo aparelho, mas, é recomendado colocar um número diferente, para separar as conversas pessoais das comerciais.

O passo a passo é bem simples, sendo praticamente igual ao do WhatsApp convencional. Você precisa informar alguns dados para a criação do cartão de visitar digital, e, também, um número de celular válido para receber o código de verificação.

Após o processo ser finalizado, já será possível enviar e receber mensagens do seu perfil empresarial. Para evitar erros no envio de mensagens, o ideal é usar esse app em um smartphone diferente.

Como vender caminhões usando esse recurso

Agora que você já sabe as funcionalidades do WhatsApp Business, vamos mostrar agora como vender caminhões usando esse recurso. É importante ter em mente que, assim como qualquer outro canal de comunicação, você precisa ter uma estratégia pronta para ele.

Confira a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar a montar a melhor estratégia de vendas usando o Whatsapp Business:

  • Anuncie para a sua lista de contatos

Uma das maneiras de como vender caminhões usando o WhatsApp Business é criar um banco de números de clientes e divulgar anúncios através da plataforma.

Você pode divulgar o seu contato em grupos de vendas e trocas e até mesmo na fachada da revenda, especificando que quem se cadastrar ficará por dentro das novidades do meio.

  • Negocie usando a plataforma

Com a internet, as negociações pela web se tornaram comuns. Uma das possibilidades de utilização da ferramenta de mensagens é justamente negociar com o cliente. Dessa maneira, ele só precisará ir até a revenda para fazer a avaliação e vistoria, e, claro, assinatura de contrato.

  • Otimização de atendimentos

Mais uma dica sobre como vender caminhões usando o Whatsapp Business é otimizando os atendimentos. Graças as funcionalidades de respostas rápidas e mensagens automáticas, você evita perder tempo respondendo aquelas perguntas recorrentes. Se a loja aceita caminhões usados como entrada, se há financiamento, qual o horário de atendimento e etc.

Além disso, você nunca ficará sem responder o seu cliente. Isso porque, você poderá programar o envio de mensagens para quando não estiver online.

  • Retomada de negociações

É muito comum no mercado que o cliente mostre interesse e até mesmo inicie uma negociação. Mas, por algum motivo ele para de mandar mensagens e você perde uma venda.

Uma das vantagens do Whatsapp Business é que você poderá fazer a categorização de clientes. Dessa forma você saberá exatamente em qual etapa de vende ele se encontrará, e poderá enviar mensagens relembrando da negociação e até mesmo oferecendo condições melhores de compra.

Isso irá aumentar as suas chances de concretizar a venda, e aumentar o lucro da sua loja ou revenda.

Conclusão

Qualquer pessoa que atue com venda e revenda de caminhões e deseja aumentar o desempenho do negócio precisa investir no Whatsapp Business. Isso porque, ele é mais um canal de comunicação que irá auxiliar a estreitar relações com clientes.

Com essas dicas, você verá como vender caminhões usando essa ferramenta é simples e fácil.

Gostou das dicas? Aproveita para deixar o seu comentário. Saiba mais sobre como vender seu caminhão com 5 dicas arrasadoras!

 

 

Caminhões e Carretas - Checklist: O que todo caminhoneiro precisa rever antes de viajar