Como definir um bom processo de venda para caminhões na sua Revendedora!

Como definir um bom processo de venda para caminhões na sua Revendedora!

12 de setembro de 2018 0 Por blog_usuario

Se você tem uma revendedora, saiba que para otimizar os lucros do seu negócio, é necessário implantar um bom processo de venda para caminhões.

Isso porque, é através dessa padronização que todos os seus colaboradores poderão trabalhar em sincronia, melhorando o quesito produtividade, além de outros fatores que certamente irão influenciar na lucratividade do seu empreendimento.

É comum que quem trabalha no ramo de revenda de automóveis, acredite que só conhecimento sobre os veículos já é o suficiente para efetuar boas vendas.

No entanto, assim como qualquer outro negócio, é necessário seguir processos e adotar estratégias para que o setor de vendas gere bons resultados. E mais, para que o cliente também possa contar com uma excelente experiência de compra.

Não importa se você está abrindo sua revendedora agora, ou já atua há anos nesse mercado. É necessário definir um processo de venda para caminhões que realmente funcione.

E se é disso que você precisa, então continue lendo esse post e confira o passo a passo que preparamos para lhe ensinar como definir um processo de venda para caminhões eficaz!

Como definir um processo de venda para caminhões: Passo a passo

Se você ainda não tem um processo de venda para caminhões definido dentro da sua revendedora, não se preocupe! Separamos um passo a passo simples para que você consiga defini-lo, independentemente se atua com poucas pessoas ou uma grande equipe de vendedores. Confira:

1. Coloque no papel o seu processo de venda para caminhões

processo de venda para caminhões - blog cec1

A primeira coisa que você precisa fazer é transformar a lista de tarefas que precisa executar nas vendas em algo tangível. Ou seja, colocar no papel para que todos consigam vislumbrar cada etapa.

Por exemplo, digamos que na sua revendedora as fases da negociação sejam: atendimento ao cliente via site > agendamento de visita a loja > apresentação do caminhão > apresentação de formas de pagamento e financiamento > negociação > elaboração do contrato > vistoria do veículo > assinatura do contrato > entrega das chaves.

Ao colocar isso no papel você consegue orientar os vendedores sobre cada passo que precisa ser dado e até mesmo em que etapa eles estão dentro do processo de venda para caminhões.

2. Crie um gráfico para demonstrar esse processo

processo de venda para caminhões - blog cec1

Não importa se a sua equipe já atua há algum tempo ou se há vendedores novos ingressando nela. Colocar o processo de venda para caminhões em forma de infográfico tornará a visualização mais fácil para todos.

Ele precisa estar presente em todos os ambientes nos quais os vendedores interagem. Desde a sala de reuniões, até nas mesas no salão de vendas. Inclusive, é interessante deixar esse arquivo em Nuvem, para que os profissionais possam acessá-lo de qualquer lugar.

A criação desse gráfico fará com que eles se localizem com mais facilidade, e saibam exatamente em qual etapa eles estão.

3. Acompanhe o desempenho dos vendedores diariamente

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Um dos maiores erros de donos de revendedoras é acreditar que eles só devem cobrar os resultados no final do mês. Isso porque, os vendedores ficam sem qualquer suporte, o que acaba atrapalhando as negociações.

O ideal é que você acompanhe diariamente o processo de venda da sua revendedora de caminhões. Realizar reuniões diárias com os seus vendedores permitirá que você saiba como está sendo os atendimentos, quais são as dificuldades, e o que pode ser feito para que eles avancem para a próxima fase.

Inclusive, esse tipo de acompanhamento é importante no sentido de identificar problemas no processo de venda para caminhões, e resolvê-los. Por exemplo, se durante a fase de apresentação de financiamentos há poucas opções, como dono do negócio você pode procurar outras maneiras para que o cliente consiga fechar a compra.

 

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4. Implante um sistema de CRM e acompanhe o desempenho de vendas

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Um sistema de CRM, basicamente, reúne todas as informações dos clientes de sua revendedora. Desde os dados para contato, até de que canal de vendas ele veio, que tipo de caminhão ele desenha comprar, e em qual etapa do processo de venda para caminhões ele está.

Ao implantar essa solução no seu negócio, você terá mais facilidade para ficar de olho no desempenho de cada vendedor. E também do seu empreendimento como um todo.

Através dessa ferramenta, você consegue manter um histórico detalhado sobre cada cliente. Isso sem contar que é possível programar os próximos passos da negociação. Assim, os seus vendedores terão mais agilidade para atender os clientes, e você mais facilidade para controlar o desempenho de vendas.

5. Atualize o seu processo de venda para caminhões sempre que for necessário

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Um dos maiores erros que os empreendedores cometem em relação ao processo de venda para caminhões é não atualizá-lo. Muitos donos de negócios ainda mantêm o mesmo padrão de venda, mesmo com todas as mudanças que a Era Digital vem proporcionando ao longo dos anos.

Isso acaba se tornando um problema, uma vez que você passa a não conseguir atender o público através de todos os canais possíveis. Por conta disso, é necessário sempre se manter atualizado.

Atualmente, é indispensável, por exemplo, contar com um site de revenda e também anunciar em espaços do gênero. Afinal, boa parte dos consumidores utiliza a web para se informar antes de ir até uma loja. Isso quando não fazem a negociação inteiramente pela web.

6. Veja ele sendo aplicado na prática

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Por fim, a última etapa para definir o seu processo de venda para caminhões é vê-lo sendo aplicado na prática. Muitas coisas podem dar certo na teoria, mas, é preciso ver elas em ação para  saber se realmente funcionam.

Um empreendedor que fica lado a lado de seus vendedores consegue não só melhorar as vendas de sua revendedora, como, também, otimizar o trabalho desses profissionais. Por isso que o acompanhamento se torna tão importante.

Trabalhando ao lado da sua equipe, você verá, por exemplo, quais são as dificuldades de negociar formas de pagamento, que tipos de modelos são mais procurados, que melhorias podem ser colocadas em prática e muito mais.

Com esse passo a passo simples, será mais fácil elaborar e colocar em prática o seu processo de venda para caminhões. Ele irá te auxiliar a padronizar tarefas da negociação, diminuindo o índice de erros e aumentando o número de negociações.

Gostou desse post? Quer saber mais sobre como melhorar o seu negócio de revenda de automóveis? Então separamos um outro artigo que fala como o nosso portal pode ajudar você a vender mais caminhões. Você pode acessar clicando aqui.

 

 

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