162 10 dicas - Como utilizar as comissões para motivar sua equipe de vendas em uma revendedora!
Revendedora

Como utilizar as comissões para motivar sua equipe de vendas em uma revendedora!

Para vender caminhões, uma revendedora precisa contar com uma equipe de vendas poderosa. Afinal, são os vendedores que estarão em contato direto com os clientes, dando todo o suporte necessário para a melhor aquisição.

Acontece que para o desempenho desses profissionais se manter alto, deixando seu volume de venda sempre em crescimento, eles precisam ser motivados.

E um dos grandes erros que um empreendedor pode cometer é o de não valorizar um excelente vendedor.

Uma equipe desmotivada perde vendas e, pior, enfraquece a imagem do seu negócio. Se os vendedores não se sentirem como parte integrante da empresa, dificilmente tentarão angariar novos clientes, ou melhorar o volume de vendas.

E é justamente aí que as comissões entram. Se você ainda não trabalha com esse tipo estratégia, está na hora de implantar na sua revendedora. E se você já aplica isso, é necessário reavaliar se elas são realmente gratificantes.

Como as comissões altas ajudam a vender caminhões?

As comissões e premiações são poderosas ferramentas para vender caminhões. Isso porque, elas são modos de manter os vendedores sempre motivados. Eles saberão que se baterem uma meta, terão uma premiação. E isso faz toda a diferença.

A maioria das revendedoras de caminhões trabalham com comissões em dinheiro, mas existem várias alternativas. Desde viagens, até itens como TVs, smartphones ou que sabe um automóvel novo.

Uma coisa que todo dono de revendedora precisa ter em mente é que os vendedores de caminhões possuem um conhecimento abrangente. Afinal de contas, eles precisam conhecer desde os modelos e marcas de veículos, até as formas e condições de pagamento e financiamento.

As comissões são uma forma de valorizar o esforço não só dos profissionais venderem, mas de se manterem atualizados para oferecer o melhor atendimento aos clientes.

Dicas e sugestões de comissões para sua equipe vender caminhões

Para a sua equipe vender caminhões, e se manter motivada, você precisa criar comissões que sejam realmente atrativas. Veja abaixo algumas dicas.

1. 30/70

vender caminhões - blog cec1

Essa á base de cálculo mais utilizada por empreendedores que desejam calcular as comissões dos vendedores. Basicamente, o rendimento total dos profissionais se baseia em 30% referente ao salário, e 70% de comissões.

Esse tipo de estratégia é ideal para revendedoras de caminhões, pois, incentivará o fluxo e fidelização de clientes.

2. Pontuação

vender caminhões - blog cec

Outra forma de calcular comissões para vender caminhões é através da pontuação. O bacana dessa dinâmica é que, com ela, você consegue focar em veículos ou serviços específicos.

Nessa estratégia, cada veículo, modelo ou forma de pagamento irá valer uma quantidade de pontos diferente. Ao final do mês, eles serão convertidos em dinheiro para o vendedor.

Você também pode incentivar a venda de serviços em conjunto para aumentar os pontos. Por exemplo, inclusão de seguro para o caminhão.

Essa é uma maneira da sua equipe de vendas se manter focada não apenas nos veículos em si, mas em todos os serviços que a sua revendedora de caminhões oferece.

3. Premiação coletiva

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Outra forma de manter seus vendedores motivados é através da premiação coletiva. Essa é uma ótima estratégia, inclusive, para melhorar a sintonia e o trabalho em equipe dos profissionais.

Ao invés de cada profissional ter que bater uma meta separadamente, todo o time tem um objetivo em comum. Quando eles baterem essa meta estabelecida, todos serão recompensados.

O legal é escolher uma premiação que agrade a todos, como uma viagem coletiva no final do ano, trocar os smartphones de todo, ou um valor X a mais no salário.

 

CTA Contrato compra e venda - Como utilizar as comissões para motivar sua equipe de vendas em uma revendedora!

 

4. Automóveis

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Os automóveis também são excelentes alternativas para manter os vendedores incentivados. Esse tipo de estratégia é mais indicada para meses onde a meta será bem maior. Afinal, você também não deve sair no prejuízo.

O grande diferencial dessa opção é a possiblidade de você, como revendedor, poder negociar com grandes montadoras. Dessa maneira, é possível oferecer um veículo de premiação para os vendedores, mas, sem precisar investir tanto nisso.

5. Salários adicionais no final do ano

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Outra dinâmica bastante utilizada para calcular as comissões são os salários adicionais no final do ano. Já é de praxe que os trabalhadores CLT recebam o 13° salário no ultimo trimestre do ano.

Uma das maneiras de você vender caminhões é oferecendo a possibilidade dos profissionais terem 14°, 15°, 16° e assim por diante. Mas como isso será feito?

Simples, os vendedores irão vender normalmente ao longo do ano, e a cada meta batida eles ganharão as comissões. Mas, ao invés de você disponibilizar elas por mês, os valores irão se acumular ao longo do ano, e disponibilizados no final.

Essa é uma estratégia muito eficaz para quem deseja manter uma constância nas vendas. Afinal, os profissionais tentarão sempre vender uma quantidade X todos os meses, para no final do ano conseguirem o maior número de salários adicionais.

6. Porcentagem por cliente recorrente e novo cliente

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Outra dinâmica de comissão que você pode usar é a de cliente recorrente. Ela visa incentivar justamente a busca por mais clientes para a carteira da sua revendedora.

Esse calculo funciona de maneira simples. A comissão da venda para clientes novos será maior do as dos recorrentes.

Assim, o profissional irá focar a sua atenção em sempre expandir a atuação do seu negócio. Mas, é necessário ter cuidado.

Apesar do foco ser angariar novos clientes, você não pode deixar a comissão de cliente recorrente muito baixo. Isso pode fazer com que os vendedores não se preocupem com a fidelização dos consumidores, o que é um grande problema.

Essas são apenas algumas dicas de vender caminhões, através do uso de comissões. Antes de escolher qualquer tipo de estratégia do gênero, sente e avalie com calma as condições do seu negócio. Veja qual opção pode ser mais atrativa para os vendedores, e se ela consegue se encaixar no seu financeiro, sem prejudicar a lucratividade.

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