Como comprar um caminhão Banner - Caminhões e Carretas

Tudo que você precisa saber antes de comprar seu caminhão: 10 dicas!

Para saber como comprar um caminhão é importante conhecer não só as tendências do setor, mas também, ficar por dentro de alguns cuidados essenciais na escolha desse tipo de veículo.

Tenha em mente que ele será o seu meio de trabalho. Logo, é necessário que ele atenda as suas necessidades, e também, que tenha um retorno de investimento relativamente rápido.

Se você está pensando em comprar um caminhão, mas não sabe como proceder e nem por onde começar, continue lendo esse post, pois nele separamos 10 dicas que irão lhe guiar nessa missão, considerando tudo o que você precisa saber antes de fazer a aquisição do seu veículo. Confira!!!

 

     1. Verifique quais são as suas necessidades

Necessidade e desejo - Caminhões e Carretas

A primeira dica sobre como comprar um caminhão que precisa saber é fazer um levantamento das suas necessidades. Não saia pesquisando modelos por aí sem antes saber o que realmente você precisa.

Verifique com que tipo de carga você vai trabalhar, e também qual é a sua situação financeira. Assim, será possível buscar veículos que estejam realmente de acordo com as suas demandas e que estoure o seu orçamento.

 

      2. Fique de olho no valor oferecido na troca

Fique de olho - Caminhões e Carretas

Os veículos com menor diferença de valor entre a aquisição e a venda são os mais recomendados para quem deseja comprar um caminhão. Eles indicam que o estado do caminhão está melhor, e que ele tem mais chances de ser vendido posteriormente.

Além disso, desconfie dos valores muito baixos. Geralmente isso é sinônimo de problema no futuro. Lembre-se, esse será o seu meio de trabalho, por isso,  é necessário investir em um modelo de qualidade, ainda que este apresente um valor maior.

 

      3. Pesquise muito

Pesquise - Caminhões e Carretas

Outra dica de como comprar um caminhão que deve considerar é pesquisar muito antes de fazer a aquisição. Nada de se encantar pelo primeiro anúncio que enxergar na sua frente. Tenha paciência e avalie todos os prós e contras de cada modelo que você encontrar.

O investimento para adquirir um veículo desse tipo é alto, e provavelmente se não tiver o dinheiro para investir na hora, você terá que fechar um financiamento que durará anos.

Para que o seu dinheiro não seja desperdiçado, é essencial avaliar o retorno que o veículo te dará ao longo desse tempo.

Além disso, sempre procure ajuda de um profissional com mais experiência para evitar cair em enrascadas. Existem muitas pessoas querendo aplicar golpes, vendendo veículos a preços super baixos, mas que estão com algum problema na documentação ou condições ruins. Fique atento a isso sempre!

 

      4.Conte com o auxílio de um mecânico na hora de fazer a vistoria do veículo

Mecanico - Caminhões e Carretas

Outra dica importante sobre como comprar um caminhão é fazer uma vistoria completa no veículo, sempre com o auxílio de um mecânico de sua confiança. Verifique tudo, desde o sistema elétrico, até a cabine.

Cada detalhe faz toda a diferença no valor. Esse tipo de vistoria irá te auxiliar a identificar possíveis problemas no caminhão e, assim, evitar dores de cabeça no futuro.

 

Caminhões e Carretas - Checklist: O que todo caminhoneiro precisa rever antes de viajar

 

     5. Verifique a documentação

IPVA - Caminhões e Carretas

Só compre um caminhão que esteja com a documentação totalmente em dia. Dessa maneira, você pode sair dirigindo no mesmo dia que o negócio for fechado.

Ele precisa estar com o IPVA pago (solicite comprovante), DPVAT, certificado de licenciamento do veículo e certificado de registro. Além disso, não esqueça da Inspeção Veicular Ambiental.

A documentação é fundamental para quem vai começar a utilizar o veículo em curto prazo de tempo. Se o proprietário que está vendendo o automóvel ficar enrolando, desconfie.

 

     6. Realize o teste do imã na lataria

Teste do imã - Caminhões e Carretas

Esse é um teste simples e uma dica essencial de como comprar um caminhão. Basicamente, você irá enrolar um imã em um pano fino e passar ele pela lataria do veículo. Se em algum momento ele se desprender, isso quer dizer que existem furos e imperfeições cobertas por massa.

Nesse caso, fique com um pé atrás na negociação. Se o proprietário está tentando te esconder problemas, é porque o veículo tem um histórico não muito satisfatório. E isso pode representar um problema para você lá na frente.

 

     7. Planeje-se antes de solicitar o financiamento

Planejar - Caminhões e Carretas

Entenda que ao adquirir o caminhão, você estará assumindo um financiamento a longo prazo. Ou seja, uma dívida séria e que irá se manter presente em sua vida por alguns anos.

Por conta disso, é muito importante se planejar. Veja se você terá como arcar com as parcelas, mesmo que um imprevisto aconteça. O ideal é que elas não sejam maiores do que 30% do total de rendimentos.

Além disso, avalie com calma a taxa de juros, para não acabar gastando três vezes o valor do veículo, no final das contas.

 

     8. Realize um test-drive para saber como comprar um caminhão

Test Drive - caminhões e carretas

Nada melhor para verificar as condições do veículo do que um bom test-drive. Com ele, você poderá avaliar se o modelo escolhido realmente atende as suas necessidades, e se você irá se adaptar a ele.

O ideal é que você realize um test-drive a dia e outro a noite. Assim, você terá plena noção do estado do automóvel em diferentes situações.

 

     9. Veja no estado natural

Verifique - Caminhões e Carretas

Muitos proprietários, a fim de esconder imperfeições do automóvel, acabam dando aquela camuflada. Uma pintura nova, enceram o veículo, apresentam ele apenas em determinados períodos do dia, como a noite, por exemplo.

Se você quer evitar surpresas desagradáveis, avalie o automóvel apenas no seu estado natural. Vale mais a pena você comprar um modelo que tenha algumas avarias que possam ser vistas sem qualquer problema, do que um que aparentemente não tem nada, mas nos primeiros quilômetros dará problemas.

 

     10. Negocie com calma

Calma - Caminhões e Carretas

Por fim, a última dica de como comprar um caminhão é ter calma na negociação. Não deixe que a animação em adquirir o veículo acabe fazendo você tomar uma decisão precipitada.

Respire fundo e siga todo o procedimento necessário. Pesquise bastante, visite diferentes modelos, verifique a documentação, fale com o proprietário, peça que o seu mecânico faça uma vistoria completa.

Tudo isso é necessário para garantir que você está comprando algo realmente vantajoso, e que irá te auxiliar de forma eficaz no dia a dia de caminhoneiro. Ah, e não se esqueça de tomar todas as medidas de segurança durante a negociação, para evitar cair em golpes e fraudes.

Todas essas dicas são essenciais, principalmente para quem vai adquirir o primeiro veículo. Seguindo elas, e contando com a ajuda de um profissional com experiência, será mais fácil encontrar um modelo que atenda todas as suas necessidades, e, ao mesmo tempo, esteja dentro das suas condições financeiras. 

 

Quer encontrar um pesado que combina com você?

Entre no nosso site e verifique os diferentes modelos!

 

Fique de olho no nosso Blog para mais novidades!!

 

Caminhões e Carretas - Infográfico: O que todo caminhoneiro precisa ter dentro de seu caminhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *