itens manutencao caminhao - Principais custos mensais com manutenção de caminhões
Sem categoria

Principais custos mensais com manutenção de caminhões

Se você deseja se tornar um caminhoneiro e já está de olho em um veículo, é necessário lembrar que além do custo da compra, você terá despesas adicionais. A manutenção de caminhões exige gastos mensais, não só para garantir a conservação do veículo, mas também para assegurar um melhor rendimento do caminhão e a sua segurança.

Cuidar bem do seu veículo irá interferir diretamente nos lucros do seu trabalho. Isso sem contar que é necessário conhecer os custos, para calcular de maneira correta o que cobrar em cada serviço.

Abaixo você confere as principais despesas relacionadas à manutenção de caminhões.

Confira!!!

Conheça as principais despesas envolvendo a manutenção de caminhões

  • Combustível

manutenção de caminhões
Gasolina preços 300x167 - Principais custos mensais com manutenção de caminhões

Não há dúvidas que uma das maiores despesas que você terá com o seu veículo é o combustível. Só para ter uma ideia, sozinho esse item representa 65% dos custos mensais de manutenção de caminhões.

Não é à toa que a elevação constante do diesel é motivo para muito debate entre a classe.

A verdade é que nesse sentindo não há como economizar. Comprar combustível de locais com preços muito abaixo do mercado é sinônimo de dor de cabeça. Afinal, o risco de estar colando algo adulterado no seu automóvel é muito maior.

Para diminuir esse custo o ideal é manter hábitos de direção que não consumam tanto combustível, como, não dirigir em alta velocidade. Além disso, também é recomendado que você busque por modelos que rendam mais.

  • Revisões

escolher pneus para caminhão - blog cec10

Mais uma despesa mensal envolvendo a manutenção de caminhões e a revisão do veículo. Muitos caminhoneiros rodam pelo Brasil sem fazer revisão e acabam tendo problemas ao longo do trajeto.

Isso é um problema, principalmente levando em conta que os custos de um conserto inesperado, e dos dias que o profissional ficará parado.

Nesse sentindo, esse tipo de despesa mensal é indispensável. A quantidade de dinheiro que você irá gastar fazendo ao menos uma revisão por mês será bem menor do que não fazer e ficar sujeito a ter problemas bem maiores na estrada.

  • Lubrificantes e óleos

oil1 1024x821 - Principais custos mensais com manutenção de caminhões

Uma coisa que você precisa ter em mente é que um caminhão roda muito mais do que outro veículo. Afinal, ele é utilizado, na maioria das vezes, como ferramenta de trabalho.

Por conta disso, a reposição e troca de lubrificantes e óleos se torna mais frequente do que se pode imaginar. Quanto mais viagens você fizer, menor será o tempo de troca.

E acredite, isso faz toda a diferença no seu caminhão.

Diante disso, é bom que esteja preparado para incluir despesas com lubrificantes e óleos na manutenção de caminhões. São itens que não podem ser deixados de lados, para garantir a segurança do seu veículo.

 

CTA contrato 1 300x230 - Principais custos mensais com manutenção de caminhões

 

  • Seguro

manutenção de caminhões

Muitos seguros oferecem a possibilidade de pagar a taxa de serviço uma única vez ao ano. Mas, a grande maioria dos motoristas opta por parcelar, para que essa despesa não pese no bolso.

Por conta disso, a apólice do seu veículo deve estar incluída nos custos mensais de manutenção de caminhões, caso ela seja parcelada.

Se você ainda não tem um seguro no seu automóvel, está correndo um grande risco. Tendo em vista o constante crescimento dos índices de criminalidade e acidentes nas estradas, não ter uma cobertura do gênero é sinônimo de dor de cabeça.

Tenha em mente que esse tipo de serviço poderá te ajudar em diferentes situações, e não apenas em caso de acidente ou roubo. Se o seu caminhão quebrar na estrada, por exemplo, você terá assistência 24 horas, que já estará inclusa no contrato.

  • Lavagem

manutenção de caminhões

Esse é um item que muitos caminhoneiros desprezam, mas, que interfere diretamente no valor do veículo. Boa parte dos motoristas fazem a lavagem por conta própria, sem utilizar produtos adequados.

Isso acaba afetando diretamente a pintura e até mesmo a carroceria do veículo. E, consequentemente o automóvel perde valor.

Por isso, o ideal é mandar o seu caminhão para lavar em locais especializados. Entenda que, apesar de ser mais um custo de manutenção, esse pequeno detalhe fará toda a diferença para a conservação do seu veículo.

  • Pneus

custo da revisão de um caminhão - blog cec1

Você pode não trocar o conjunto de pneus todos os meses, contudo, é necessário destinar uma parte dos custos de manutenção de caminhões para esse item. Afinal, trocar um conjunto completo irá pesar no seu bolso.

Inclusive, esse é um dos problemas que acaba atrapalhando a vida financeira dos caminhoneiros. Boa parte dos profissionais esquece de destinar uma parcela de dinheiro para esse tipo de custo, e, na hora que a despesa chega, ela cai como uma pedra no bolso.

Então, o ideal é que, mesmo não sendo trocados todos os meses, os pneus façam parte da sua lista de custos mensais de manutenção de caminhões. Você verá que quando precisar trocar esse item, não terá roubos no seu financeiro.

  • Pequenos reparos

revenda de caminhão - blog cec5

Pode não parecer, mas acredite, mensalmente você terá uma série de reparos para fazer. Seja algum risco na carroceria, algo do painel que queimou, ou até mesmo um farol que precisa ser trocado.

Então, é importante entender que isso também estará incluindo nos custos mensais de manutenção do seu caminhão. Claro que o valor pode variar conforme o reparo a ser feito, a mecânica onde ele será realizado, e até mesmo o modelo, ano e marca do seu caminhão.

Contudo, o ideal é que assim como no caso dos pneus, você também precisa destinar uma quantidade X, mesmo que ela não seja gasta. Assim, você evita que as despesas pesem demais no seu bolso.

Se elas ocorrerem você tem uma reserva guardada. Do contrário, irá manter o dinheiro para gastos futuros.

Conclusão

Agora que você já sabe as principais despesas mensais para manter um veículo do gênero, não deixe de se planejar financeiramente. Acredite, cuidar dessas pequenas questões sairá bem mais barato do que imprevistos na estrada.

A manutenção de caminhões preventiva é a melhor maneira de garantir que você consiga rodar sem problemas, com mais segurança e tranquilidade, e, também manter o valor do seu veículo.

Quer mais dicas como essas? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades. Separamos 10 dicas para você que quer comprar um caminhão usado.

 

CTA Ebook 23 08 300x230 - Principais custos mensais com manutenção de caminhões

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *