tecnologia para caminhões - Caminhões e Carretas
Caminhões

5 novas tecnologias para seu caminhão

São muitas as novidades de tecnologias para caminhões, que estão chegando mais rápido do que se imagina. E se você ficou curioso, continue nessa leitura que iremos te contar as cinco principais inovações para o mundo dos caminhoneiros.

Já não é mais novidade pra ninguém que a tecnologia tem avançado cada vez de uma forma mais rápida. Ontem nós nos surpreendíamos com carros que tinham direção hidráulica. Hoje já estamos preparados para ver carros autônomos por aí.

Com o crescimento da informação, vem o crescimento também do desenvolvimento. Os fabricantes estão cada vez mais inovadores, e os consumidores cada vez mais exigentes.

Portanto, as indústrias de veículos que não fabricam com foco em seu cliente, perde muito fácil para a concorrência. Grandes empresas estão ficando para trás, enquanto as que eram menores estão crescendo cada vez mais por conta de sua inteligência e foco total no consumidor.

Vamos conhecer agora, as cinco principais novidades de tecnologias que você poderá ver em seu caminhão em breve.

tecnologia para caminhões - Caminhões e Carretas

1. Caminhões Autônomos

É isso mesmo. Talvez essa palavra de carros autônomos não fosse mais novidade para você, mas agora para caminhões talvez você possa ter se surpreendido.

A Mercedes-Benz e a Scania já fabricaram e possuem alguns projetos já em testes. E está possuindo um bom desempenho, apesar de ter sua previsão para lançamento somente para 2025.

“Mas como assim? Agora vou perder meu emprego? Não vão mais precisar de um motorista para caminhões?”. Com certeza muitos farão essas perguntas, preocupados em serem totalmente substituídos por máquinas no futuro.

Porém, você pode ficar tranquilo. O objetivo dessa nova tecnologia para os caminhões é dar assistência ao motorista. Segundo pesquisas, existem milhares de caminhoneiros que passam 12 horas de seu dia, sem interrupções, dirigindo.

Isso é algo prejudicial à saúde, pois, você fica a metade do dia em uma só posição sem se mexer, sem contar o nível de estresse que isso causa. E é perigoso ao trânsito, pois você não tem descanso, e pode sem querer, se distrair com o sono e acabar gerando um acidente. Um caminhoneiro no Brasil está a todo o momento correndo grandes riscos.

Os caminhões autônomos virão justamente para te ajudar. O que acha de você colocá-lo para trabalhar no piloto automático em uma estrada que tem quilômetros de retas, enquanto você pode esticar um pouco as pernas e descansar?

Você passará a ser um “gerente” do caminhão, e não mais somente um motorista.

De fato, um trabalho humano é insubstituível, principalmente em estradas.  A tecnologia irá inovar, e nós também iremos.

2. Retrovisores Digitais

Não existem dados específicos, mas todos nós sabemos a quantidade de acidentes causados pela falta de ajuste nos retrovisores ou por conta dos famosos pontos cegos.

Agora, isso não será mais de se preocupar nos próximos anos. Grandes fabricantes já estão testando essa nova tecnologia para seu caminhão, com o objetivo de você ter uma visão muito mais ampla e reduzir os pontos cegos que causam milhares de acidentes por ano.

E como irá funcionar?

Não serão mais espelhos tradicionais que ficarão nos retrovisores, e sim câmeras. Elas serão instaladas na parte superior externa da cabine (um pouco mais pra cima do retrovisor tradicional), e irão transmitir uma imagem real e muito mais ampla de tudo o que está atrás do caminhão.

Assim, você conseguirá enxergar facilmente sem precisar ficar movimentando a cabeça e mudando de posição.

tecnologia para caminhões - Caminhões e Carretas

3. Caminhões Elétricos

Com o preço do combustível em constante instabilidade no nosso país, não existe alternativa a não ser inovar. Então surgiu a oportunidade de, assim como alguns carros, os caminhões também serem abastecidos com energia elétrica.

Essa poderia ter sido uma boa alternativa desde o começo da criação dos veículos, assim o mundo seria muito mais sustentável e econômico. Porém, essa nova tecnologia só surgiu com muita pesquisa e conhecimento, o que não existia naquela época.

Mas enfim, no Brasil já há um caminhão elétrico em trabalho hoje em dia. É um caminhão de coleta de lixo e foi fabricado pela BYD. Esse veículo consegue rodar até 200km ou 8 horas por cada recarga. Ou seja, uma jornada de trabalho para recarregar.

Um dos grandes benefícios que ele nos proporciona é a ausência de emissão de gases poluentes na atmosfera, o que deixará de existir. Sem contar que será um caminhão totalmente silencioso, e também não precisará mais de embreagem.

Ou seja, essas novas tecnologias para o caminhão só nos trará grandes vantagens.

4. Computadores de Bordo

Você já pode estar acostumado com essa novidade, pois já existe em carros comuns de passeio há um bom tempo.

Mas isso ainda é novidade, pois se trata de um caminhão, o que pouco se fala.

Esse novo dispositivo irá facilitar muito a vida dos caminhoneiros. Ele é capaz de prever falhas, realizar seu próprio diagnóstico interno do veículo na hora de fazer qualquer revisão ou manutenção, além, claro, de apontar a real quilometragem total e parcial, o horímetro.

E se você quiser programá-lo, ele irá te lembrar de quando é o momento certo da troca de óleo lubrificante.

tecnologia para caminhões - Caminhões e Carretas

5. Conectividade

Por último, e talvez a mais interessante, está a Conectividade.

Essa nova tecnologia sugere que os caminhões que possuem estes novos sistemas, troquem informações entre si, mesmo que estejam a quilômetros de distância.

É algo muito útil, porque através dessas informações, o motorista saberá qual é o tamanho do caminhão que está se aproximando, qual é a sua velocidade, qual é a sua carga, e assim poderá tomar certas atitudes sobre a sua condução.

Essa é uma tecnologia que ainda está sendo estudada, mas ao que tudo indica, ela passará a funcionar muito em breve.

Empresas como Scania e Mercedes-Benz já estão realizando grandes testes para essa nova funcionalidade, e garantem que possui muita eficiência e facilidade para os caminhoneiros.

 

E você, está preparado para essas novas tecnologias para o seu caminhão? O que será que ainda está por vir com essa imensidão de inovação?

São incontáveis as vantagens que isso nos trará, mas devemos ficar sempre atento as novidades que virão cada vez mais.

Muito obrigado pelo seu tempo com sua leitura. Espero que tenha sido útil para você.

E se você gostou, compartilhe em suas redes, para mostrar essas novas tecnologias para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *