diferença entre concessionaria e revendedora - Destaque
Revendedora

Entenda qual a diferença entre concessionária e revendedora

Quem já tentou comprar um caminhão de qualquer porte, sendo novo ou usado, com certeza já encontrou pela frente diversos locais de venda com diferentes preços. Concessionárias e revendedoras talvez sejam as mais conhecidas nessa área. No entanto, você já parou para pensar qual a diferença entre concessionária e revendedora de caminhão?

 

É preciso entender que esses estabelecimentos atuam na compra, venda, financiamento, entre outras coisas relacionadas a caminhões. Não existe uma regra geral para o funcionamento dessas instituições, mas se pode afirmar que elas atuam no intuito de atrair os clientes com as melhores condições para o negócio.

 

Entretanto, antes de escolher uma das duas opções é necessário muita pesquisa para conhecer a idoneidade das lojas em questão e não cair em nenhuma furada. A internet é uma aliada nesse processo.

 

Procure saber o histórico de vendas do estabelecimento e, assim, terá certeza na sua compra. Dessa maneira, a compra do seu caminhão será mais segura e você poderá rodar tranquilo pelas estradas do Brasil.

 

Vamos conhecer agora a diferença entre concessionária e revenda e como isso pode impactar na compra do seu caminhão:

Leia também:

5 NOVAS TECNOLOGIAS PARA SEU CAMINHÃO

 

1. Principal diferença entre concessionária e revendedora

diferença entre concessionária e revendedora - principal diferença

 

As concessionárias trabalham com a venda de caminhões de uma única fábrica, tendo somente em alguns casos, e com autorização prévia da montadora, a revenda de caminhões de outras marcas. Por serem ligadas a uma fornecedora específica, as concessionárias precisam seguir os padrões estipulados pela empresa.

 

Uma das principais exigências das montadoras, é que os funcionários das concessionárias passem constantemente por qualificações profissionais. Além disso, as fornecedoras estabelecem cotas de compras e vendas para o mês ou trimestre.

 

Por conta de representarem a montadora, as concessionárias também oferecem a linha completa de caminhões da fornecedora. Além de que, o contato com a montadora torna possível a personalização do seu caminhão, com os acessórios que cliente desejar.

 

Já no caso das revendedoras, existe uma liberdade maior para vender caminhões de todas marcas, por não serem ligadas a nenhuma montadora em específico. Dessa forma, cada revendedora atua da maneira que preferir.

 

Definição de taxas de juros, financiamento, forma de pagamento, entre outras coisas, são algumas liberdades que as revendedoras apresentam a mais que as concessionárias. Isso ocorre justamente pelo fato de que as revendedoras não precisam seguir o padrão de uma montadora.

Além disso, as próprias revendedoras definem as suas cotas de compra e venda de caminhões, o que pode facilitar as negociações em alguns casos.

 

2. Zero Km x Usados

diferença entre concessionária e revendedora - 0km x usado

Uma outra diferença entre concessionária e revendedora é quando o assunto é a venda caminhões zero quilômetro. Na maioria das situações, apenas as concessionárias vendem caminhões sem rodagem.

 

Por conta de seguirem os padrões da montadora que representam, as concessionárias oferecem a linha completa dos caminhões da fornecedora, como dito anteriormente. E, devido a isso, é possível comprar o seu caminhão dos sonhos com zero quilômetros rodados.

 

Enquanto isso, as revendedoras, como o próprio nome quer dizer, apenas revendem caminhões usados. Essas lojas se utilizam da prática de comprar caminhões de anos anteriores por um custo mais baixo e posteriormente revendê-los, conseguindo assim uma boa margem de lucro.

 

Com isso, é mais difícil encontrar caminhões zero quilômetros nas revendedoras. Mas, de qualquer forma, esses estabelecimentos oferecem uma grande gama de marcas e modelos, o que é ótimo para atrair clientes.

 

3. Pronta entrega x personalização

diferença entre concessionária e revendedora - Pronta Entrega

As revendedoras, por possuírem uma maior quantidade de caminhões em seus pátios, apresentam uma maior facilidade para que você já saia com o seu caminhão. A grande variedade de modelos e marcas facilita na busca pelo caminhão perfeito para você.

 

Além da grande quantidade, os pátios das revendedoras conseguem oferecer caminhões que já possuam diferentes acessórios. Dessa maneira, você encontrará caminhões completos e com preços mais rentáveis, por serem veículos já usados.

 

Mas, caso você procure um caminhão com diferenciais e acessórios específicos, para tornar o seu caminhão único, será difícil de encontrá-lo a pronta entrega. Dessa forma, uma saída possível é uma personalização na hora da compra nas concessionárias.

 

Por conta do contato direto com a montadora do caminhão desejado, é possível atingir o grau de personalização desejado pelo cliente, mesmo que isso alguns dias a mais. Esse fato,se torna um atrativo a mais para as concessionárias na hora de vender os seus caminhões.

 

4. Financiamento dos caminhões

diferença entre concessionária e revendedora - Financiamento

No Brasil, é muito difícil que aconteça a compra de um caminhão sem que seja realizado algum tipo de financiamento. Nesse quesito surge outra diferença entre concessionária e revendedora de caminhões.

 

Normalmente, as concessionárias de caminhões apresentam linhas de financiamentos próprias. Nesses casos, as concessionárias já possuem linhas de créditos pré-estabelecidas, o que pode dificultar por vezes a negociação das taxas de juros, formas de pagamento e outras partes do negócio.

 

Enquanto isso, as revendedoras apresentaram parcerias com bancos e financiadoras para oferecer os financiamentos. Desse modo, é possível através de pesquisa e uma busca mais aprofundada, encontrar uma linha de crédito que seja mais favorável. O que também se torna um ponto de atração para as revendedoras.

5. Benefícios pós-compra

diferença entre concessionária e revendedora - benefícios

Atualmente muitas concessionárias oferecem serviços após a compra do caminhão pelo cliente. Esses benefícios vão desde manutenções preventivas até manutenções corretivas, seja na loja ou no local onde o cliente se encontra.

 

Com isso, as concessionárias têm atraído mais clientes e construir novos negócios. Além disso, a manutenção dos veículos se torna uma outra forma de renda das concessionárias, que faturam com serviços básicos nos caminhões. Ao passo que se tornam raras as revendedoras que possuem esses serviços de atendimento ao cliente após a compra do caminhão.

 

E agora meu caro leitor, após conhecer um pouco mais sobre a diferença entre concessionária e revendedora, você já consegue escolher em qual delas buscará seu próximo caminhão? Lembre-se que a pesquisa pelo preço e pela seriedade do local de venda é fundamental para um bom negócio.

Muito obrigado pela sua atenção na leitura.

 

Agora que você já sabe dessas diferenças, que tal compartilhar com as amigos nas redes sociais? Quem sabe eles também queiram saber como é possível diferenciar esses estabelecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *