funil de vendas para revendedora de caminhões - Imagem Destaque
Revendedora

Funil de vendas para revendedora de caminhões

O processo do conhecimento da sua marca até o momento da compra de um caminhão da sua empresa é conhecido como funil de vendas para revendedora de caminhões. Esse processo é fundamental na gestão dos seus clientes

 

É preciso entender que não existe um único modelo de funil de vendas. Esse sistema de captação de clientes é mutável e se adapta para cada tipo de negócio, independente do tamanho e do tipo de caminhão vendido.

 

No entanto, um ponto comum a todos os funis de venda é que eles são divididos em três partes. Acompanhe abaixo o que acontece em cada uma delas:

 

  • O topo do funil ou também chamado de ToFu, é o local onde está localizado os clientes que ainda não conhecem ou não se interessam pela sua marca. Sendo assim, é nessa etapa que ocorre o primeiro contato de novos clientes com a sua marca. Com isso, as empresas devem buscar o maior número de informações sobre os clientes em potencial.
  • Já no meio do funil, ou também conhecido como MoFu, está localizado os clientes que já conhecem a sua empresa. Eles se tornam consumidores em potencial pelo fato de considerarem a sua marca uma possível solução para algum problema.
  • A última etapa do funil é o chamado fundo do funil, ou BoFu. Nessa parte do funil estão os clientes aptos para comprar em sua loja. A decisão de compra dessas pessoas é fácil, pois elas já estão convencidas que a marca é a melhor do mercado.

 

Se interessou pelo funil de vendas para uma revendedora de caminhão? Continue lendo este artigo e saiba como é o processo de funcionamento desse sistema.

 

Confira:

5 Dicas Arrasadoras de Marketing para Revendedoras de Caminhões!

 

Etapas do funil de vendas para revendedora de caminhões

Acompanhe a segui  as principais etapas que compõem um funil de venda eficiente para a sua empresa:

 

1. Busca pelos clientes

funil de vendas para revendedora de caminhões -  Busca

A prospecção por clientes é a parte inicial do funil de vendas para revendedora de caminhões. O primeiro contato é de grande importância para a conquista de novos clientes, pois aquela velha máxima “a primeira impressão é a que fica” também é válida nessa situação.

 

Dessa forma, investir em suas plataformas digitais, como sites ou blogs, e torná-las interessantes e atrativas aos clientes é fundamental. Além disso, essa fase do funil  de vendas tem o intuito de conseguir o máximo de dados dos seus possíveis clientes.

 

Uma maneira estratégia comumente usada para atingir esse objetivo é oferecer conteúdo de qualidade para essas pessoas. Dessa maneira, elas serão convencidas a passarem suas informações básicas, como nome, telefone, e-mail e interesses.

 

Esses dados servirão de base para o início da sua nutrição de leads, que é saber qual o melhor conteúdo enviar para cada pessoa. Além disso, esse momento serve para mostrar ao seu cliente do que a sua empresa é capaz.

 

Confira abaixo uma maneira de como fazer o seu cliente deixe seus dados:

 

“E se quiser aprender mais sobre este e outros assuntos do nossa empresa, inscreva-se AQUI em nossa lista de e-mails para receber em primeira mão as novidades de nosso blog.”

 

2. Qualificação dos leads

funil de vendas para revendedora de caminhões -  Qualificação

Essa etapa do funil de vendas para revendedora de caminhões tem como principal função buscar entender quais são as intenções e interesses de cada cliente em comprar o seu caminhão. Ainda não chegamos na hora da venda propriamente dita.

 

O momento é de conhecer a fundo o seu prospect. Suas necessidades, desejos, hábitos, entre outras coisas. Ou seja, tudo aquilo que interessa na construção do funil de vendas para revendedora de caminhão e, assim, definir qual a melhor abordagem para cada cliente.

 

A melhor maneira de conhecer essas informações é por meio de um contato direto com o lead. Seja por meio de uma ligação telefônica, preenchimento de um formulário ou até mesmo as redes sociais, esse contato é essencial para a qualificação do lead.

 

3. Apresentação de uma proposta

funil de vendas para revendedora de caminhões -  Proposta

Chegou o esperado momento da venda do caminhão. Embasados por toda a pesquisa de interesse feita até agora, os vendedores conseguem entrar em ação e fazer uma proposta que contemple o desejo do cliente de uma forma personalizada..

 

Ainda é possível fazer perguntas para o cliente nesse estágio do funil de compras para revendedora de caminhão, a fim de aprimorar o perfil do prospect. Além disso, o vendedor tem que estar preparado para responder possíveis dúvidas do cliente.

 

4. Amadurecimento da proposta

funil de vendas para revendedora de caminhões -  Amadurecimento

Após a apresentação da proposta os clientes precisam de um tempo para analisar e refletir sobre os seus prós e contras. Além disso, é possível que os prospects comparem a proposta da sua revendedora com a das concorrentes.

 

Por conta desse cenário, é importante que você se mostre presente para o seu cliente, não deixando ele esquecer das vantagens que a sua proposta possui. Mas lembre-se, não sufoque o seu lead com muitas perguntas, isso pode atrapalha o negócio.

5. Negociações

funil de vendas para revendedora de caminhões -  Negociações

Nessa fase do funil de vendas para revendedora de caminhão o seu lead já analisou a sua proposta e agora está em busca de valores mais baixos. Não entre em brigas profundas por causa dos preços, pois isso pode afetar todo o processo de ligação entre vendedor e cliente já construído anteriormente.

 

Sempre relembre o seu cliente as vantagens de comprar na sua revendedora. Mostre para ele que a sua oferta é a melhor do mercado e que, junto com o caminhão, você está vendendo satisfação junto com um ótimo produto.

 

6. Funil de vendas para revendedora de caminhões – Negócio fechado

funil de vendas para revendedora de caminhões -  Fechado

O ápice da negociação chegou. Todo o processo de convencimento do seu lead funcionou. Entretanto. o trabalho ainda não acabou. É preciso fazer com que todo o prometido na negociação seja cumprido. Fazendo isso, você conquistará o seu cliente, o que pode fazer com que mais e mais consumidores apareçam.

 

E agora meu caro leitor, após conhecer um pouco mais sobre o funil de vendas para revendedora de caminhão, você acha que está pronto para conquistar mais clientes? Lembre-se que o cliente tem sempre razão e, buscar a sua satisfação te ajudará a conseguir efetivar a venda.

 

Muito obrigado pela sua atenção na leitura.

 

Agora que você já sabe como funciona um funil de venda, que tal compartilhar com os amigos nas redes sociais? Quem sabe eles também queiram saber como é essa maneira de vender caminhões.

 

Leia também:

Dicas de como fidelizar clientes em uma revendedora de caminhões!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *