Boa Viagem - Caminhões e Carretas

7 Dicas para fazer uma boa viagem de caminhão

Quem é caminhoneiro sabe que as condições das estradas brasileiras não são das melhores. Na verdade, segundo a Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), mais de 60% das estradas do Brasil então abaixo do nível regular. Logo, para fazer uma boa viagem é preciso atenção.

É comum os motoristas passarem por alguns problemas durante o percurso por motivos simples. Um documento que foi esquecido, alguma peça que quebra, isso sem contar no índice altíssimo de assaltos durante o trajeto.

Para garantir uma viagem tranquila, é necessário se atentar a alguns detalhes tanto antes de iniciar, quanto durante o trajeto em si. Assim, você terá chances maiores de viajar com mais tranquilidade e segurança. Confira abaixo sete dicas para fazer uma boa viagem de caminhão.

 

Faça uma boa viagem de caminhão com estas 7 dicas incríveis

1. Providencie a manutenção preventiva do veículo

Boa Viagem - Caminhões e Carretas - Manutenção Preventiva

A primeira coisa que você deve fazer para evitar problemas durante o percurso e ter uma boa viagem é realizar a manutenção preventiva do seu caminhão.

Fazendo esse tipo de manutenção no seu caminhão, você poderá contar com todos os ajustes necessários, e garantir que o seu veículo esteja 100% para realizar o trajeto com segurança.

Entre os pontos que você precisa se atentar durante a manutenção preventiva, estão:

  • Se os filtros precisam ser trocados (sempre seguindo as orientações do fabricante e por outras peças originais);
  • Verificar o nível do óleo do motor usando a vareta, e, também, se ele está com borrões ou detritos;
  • Fazer a drenagem dá água acumulada nos balões do sistema de frenagem. Também fazer avaliar se as lonas/pastilhas precisam ser trocadas;
  • Checar o sistema de suspensão (barra estabilizadora, bandejas, batentes, molas e demais componentes);
  • Verificar o estado dos pneus e trocá-los caso estejam muito desgastados.

Além dos pontos descritos acima, durante a manutenção preventiva do seu caminhão, você também deve conferir o estado da quinta roda e o sistema elétrico do veículo, para evitar pane elétrica ou qualquer outro tipo de transtorno durante a sua viagem.

 

2. Fazer o planejamento de rota

Boa Viagem - Caminhões e Carretas - Rota

Muitos caminhoneiros saem para suas viagens sem um planejamento de rotas. Além de estar sujeito a estradas bloqueadas e vias irregulares, o motorista também acaba perdendo mais tempo.

Por isso, é muito importante se planejar antes de sair. Além do conhecimento, é necessário usar a tecnologia ao seu favor. Ferramentas como o Mapalink, Waze e Google Maps podem te auxiliar nessa tarefa.

Com estas ferramentas, é possível verificar as condições atuais das estradas, bem como postos de combustível próximos, restaurantes, quantidade de pedágios e até avaliar quais são as regiões mais perigosas e que precisam ser evitadas.

Além disso, também verifique o site da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias para verificar obras ao longo do trajeto. Ao final do planejamento, lembre de salvá-lo off-line no seu celular, para caso você não tenha internet no caminho.

 

Caminhões e Carretas - Checklist: O que todo caminhoneiro precisa rever antes de viajar

 

3. Tenha um cronograma de paradas

Boa Viagem - Caminhões e Carretas - Cronograma

Para evitar o desgaste excessivo e ter uma boa viagem, é muito importante que você tenha um cronograma de paradas.

Muitos caminhoneiros tentam realizar a rota sem parar, e colocam a sua vida e a de outros motoristas e pedestres em risco. Isso porque, o cansaço sempre acaba chegando, deixando os motoristas mais desatentos.

O ideal é parar por 15 minutos a cada 2 horas. Também faça paradas em restaurantes para conseguir se alimentar bem, e até mesmo fazer uma verificação rápida no veículo e na carga.

Se precisar pernoitar, não se hospede em locais muito isolados ou suspeitos. É aí que o planejamento de rotas poderá te ajudar. Com ele, você já poderá verificar quais pousadas e hotéis existem no caminho, ou até mesmo postos próprios para caminhoneiros.

 

4. Sempre tenha um Kit de primeiros socorros e os EPIs a sua disposição

Boa Viagem - Caminhões e Carretas - Cronograma

Muitos caminhoneiros viajam com cargas perigosas, e até mesmo os que não transportam esse tipo de material estão sujeitos a imprevistos. Para conseguir se proteger, é muito importante ter todos os Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) na cabine.

Caso ocorra algum ferimento superficial, também é necessário ter um kit de primeiros socorros. Com ele, você poderá fazer os primeiros cuidados básicos, e, depois, encaminhar-se para o Hospital mais próximo.

Se a empresa dona da carga recomendou o uso de algum equipamento a mais durante o percurso, use-o. Tenha em mente que é a sua segurança e a de outras pessoas que estão em jogo caso algum acidente aconteça por falta da utilização de equipamentos adequados.

 

5. Documentação sua, do veículo e da carga

Boa Viagem - Caminhões e Carretas - Documentação

Essa é outra dica fundamental para você ter uma boa viagem. Sempre verifique os documentos necessários para a viagem. Para a carga, é necessário ter Ficha de emergência (com todas as recomendações necessárias em caso de algum problema) e envelope de transporte da carga (que contém todos os dados sobre o que está sendo transportado e a nota fiscal).

No caso do veículo, toda a documentação básica exigida pelo Código de Trânsito. E, claro, os seus documentos pessoais, como CNH, RG e outros que podem ser solicitados para o recebimento da mercadoria.

Guarde tudo em um local seguro (porta-luvas, por exemplo), dentro de uma pasta.

 

6. Manutenção da cabine

Boa Viagem - Caminhões e Carretas - Cabine

Se você quer ter uma viagem tranquila, a sua cabine também precisa de manutenção. Além de verificar itens como: bancos, vidros, extintor de incêndio painel, rádio de comunicação entre outros, também se certifique de deixa-la organizada.

Sempre guarde os documentos em um local apropriado e mantenha os EPIs nos locais recomendados. Além disso, sempre tenha garrafas d’água á mão. Durante o trajeto tomar água é essencial para evitar a desidratação.

Verifique, também o filtro de ar da cabine, para evitar que ele fique sobrecarregado.

 

7. Sistema de rastreamento

Boa Viagem - Caminhões e Carretas - Rastreamento

Por fim, para garantir a segurança do veículo e sua, verifique o sistema de rastreamento. O ideal é que você solicite a visita de um técnico para analisar se tudo está funcionando.

Se possível, também instale um app rastreador no seu smartphone. Assim, é mais fácil manter a comunicação com a central, e comunicar qualquer tipo de problema ao longo do trajeto.

Seguindo essas dicas e sempre dirigindo com cuidado, você não terá apenas uma boa viagem, mas, também, um trajeto mais tranquilo e otimizado, graças a todos esses pequenos detalhes. Fique sempre por dentro dos nossos posts em nosso blog

 

Caminhões e Carretas - Infográfico: O que todo caminhoneiro precisa ter dentro de seu caminhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *