Calibrar pneu de caminhão: Leia tudo sobre o assunto

Calibrar pneu de caminhão: Leia tudo sobre o assunto

Você calibra os pneus do seu caminhão com que frequência? Somente quando percebe que estão muito vazios ou possui uma frequência de calibragem? É costumeiro encontrar motoristas que esquecem de calibrar pneu de caminhão ou, simplesmente, consideram essa tarefa secundária e sempre deixando para depois. 

No entanto, calibrar pneu de caminhão de forma correta é fundamental para manter a segurança durante a realização de um frete, além de conservar o próprio veículo. Assim, não realizar essa tarefa de manutenção no seu companheiro de estrada pode acabar tendo consequências mais sérias, como até acidentes fatais.

Então, para te ajudar a entender um pouco mais sobre o mundo da calibragem dos pesados, nós preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. è só seguir com a leitura até o final e saber mais. 

Quando calibrar os pneus?

Calibrar pneu de caminhão: Leia tudo sobre o assunto

Essa talvez seja a pergunta que os motoristas mais se fazem em relação aos pneus de um caminhão. Sendo assim, o que deve ser feito, de início, é checar constantemente a condição dos pneus, ficando a atento a aparência que o mesmo apresenta. Em caso de demonstração de esvaziamento, deve ser feita a calibragem com urgência. 

Apesar de essa tarefa parecer simples, nem sempre esse “sintoma” fica tão claro para ser notado. Com isso, para evitar que problemas aconteçam durante a realização de algum serviço, o recomendado é que seja feita a calibragem dos pneus a cada 15 dias ou antes de alguma viagem de maior distância.   

Problemas na calibragem

Problemas na calibragem

Se a calibragem não for realizada de forma correta, pode gerar dois tipos de situações básicas nos pneus: a alta pressão interna e a baixa pressão interna. Confira abaixo uma breve explicação sobre cada uma delas:

  • Alta pressão: Uma primeira coisa que pode ocorrer é o pneu ficar com uma pressão maior do que ele foi planejado para ter. Esse excesso acaba modificando a região de contato do pneu com o chão, gerando uma deterioração acelerada no meio da banda de rodagem. Desta maneira, o pneu fica vulnerável a cortes e furos, além de causar um desconforto ao dirigir.
  • Baixa pressão: Como você já pode imaginar, ao contrário da alta pressão, a baixa pressão nada mais é do que a ausência de ar dentro do pneu. Assim, a amplitude do pneu será alterada, gerando uma deterioração acentuada da banda na área dos ombros, o que reduz sua vida útil e aumenta o consumo de combustível. Também pode gerar o desprendimento de peças e o superaquecimento do caminhão.  

Nitrogênio x Ar comprimido

Nitrogênio x Ar comprimido

Para calibrar pneu de caminhão existem duas opções básicas que podem ser usadas, o ar comprimido e o nitrogênio. Em geral, o ar comprimido é mais fácil de ser encontrado, estando disponível na maioria dos postos de combustíveis espalhados pelo Brasil a fora. Apesar disso, esse gás mantém a pressão do pneu regulado por um tempo menor.  

Em contrapartida, o nitrogênio é mais encontrado para ser usado nessa tarefa, estando disponível, normalmente, apenas em oficinas especializadas. Mas, a sua vantagem em relação ao ar comprimido convencional é que ele consegue manter a pressão do pneu regulada por mais tempo. Assim, ocorre um desgaste menor do pneu e o tempo necessário para a inspeção da regulagem pode ser mais espaçado. 

Mas, fique ligado, os dois gases nunca podem ser misturados no momento da calibragem. Dessa forma, para realizar a substituição de um pelo outro é necessário esvaziar totalmente os pneus, tomando cuidado para não avariar as laterais por conta do peso do caminhão.

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O estepe deve ser calibrado constantemente?

O estepe deve ser calibrado constantemente?

Seja em um frete rápido ou de longa distância, nunca se sabe quando pode acontecer um problema e, por acaso, um pneu furar. Por isso,é preciso sempre contar com um estepe em condições de uso no caminhão. Por isso, a cada 7 ou 15 dias, calibre o estepe com duas libras a mais que o recomendado, pois ele ficará armazenado no compartimento e pode esvaziar.

Também é recomendado para os caminhoneiros que o pneu do estepe seja da mesma marca dos que estão sendo utilizados. Isso evitará problemas de estabilidade na condução do veículo.

Riscos de não calibrar pneu de caminhão 

Riscos de não calibrar pneu de caminhão

Você já compreendeu a importância de calibrar pneu de caminhão? Para deixar ainda mais claro que essa é uma necessidade latente, reunimos abaixo os principais riscos de não fazer o processo de calibragem. Confira.

1 – Aquaplanagem

Aquaplanagem

Devido ao extenso tamanho das rodovias espalhadas pelo Brasil, não é difícil que durante um trajeto você saia de um de um local com sol e pegue pontos com chuva na viagem. Dessa forma, isso é algo extremamente rotineiro no dia a dia das pessoas que passam a vida nas estradas. 

Diante disso, temos um primeiro problema de não calibrar pneu do caminhão é que pode gerar: a aquaplanagem. Quando ocorre a combinação de muita água entre o pneu e o asfalto, a falta de calibragem do pneu impede que os sulcos existentes exerçam sua função e afastem o líquido, formando uma película de água que desencadeia o problema

2 – Maior consumo de combustível

Maior consumo de combustível

Com a constante variação no preço do diesel, os motoristas que desejam realmente economizar, principalmente aqueles que trabalham de forma autônoma, devem sempre  calibrar pneu de caminhão. Isso porque o simples fato de não mantê-los calibrados já aumenta o consumo do combustível.

Sendo assim, se você deseja ter um maior lucro durante os seus fretes, sempre se atente a condição dos pneus antes de cair na estrada. 

3 – Danos aos pneus e a viagem

Danos aos pneus e a viagem

Projetado para ser utilizado sobre circunstâncias específicas, os pneus quando são expostos a situações adversas tendem a serem mais suscetíveis a danos. Desta maneira, ao descuidar da calibragem dos pneus, um motorista corre o risco de ter rasgos, furos e a perda da borracha que cobre o pneu.

Entenda que o desgaste do pneu com o tempo é algo natural, mas com a descalibragem fica ainda maior. Com isso, a direção se torna algo pesado e desconfortável.  

Conclusão 

Como você pode perceber, calibrar pneu de caminhão é fundamental para que as viagens realizadas sejam mais seguras e otimizadas. Enfim, para saber mais sobre esse e outros assuntos, basta clicar aqui

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