Carreta elétrica, implementos mais leves e conectividades são destaques

Carreta elétrica, implementos mais leves e conectividades são destaques

As empresas de implementos também apresentaram as suas principais novidades para o setor. Carreta elétrica, conectada e implementos mais leves, com maior capacidade de carga e sistemas que aumentam a segurança veicular são alguns dos destaques.


RANDON

Foto: Felipe Fredizzi

A Randon anunciou mais de 20 lançamentos e melhorias em seus implementos. O destaque ficou para o Hybrid R, que conta com o sistema e-sys, eixo especial desenvolvido pela Suspensys e pelo Centro Tecnológico Randon (CTR), em conjunto com Randon Implementos, com tração auxiliar elétrica. Com o sistema, a carreta passará a auxiliar o caminhão a transpor aclives porque recupera e armazena a energia nas decidas para utilizar nas subidas. De acordo com Sergio Carvalho, vice-presidente e COO da divisão de autopeças das Empresas Randon, a economia com a utilização dessa tecnologia pode chegar a 25%.

Além da solução HybRid R/E-SYS, a empresa destacou também a Graneleira (550 kg a menos) que usa materiais alternativos, como a estrutura das laterais e piso em alumínio combinada com a nova geração do consagrado painel Ecoplate; o novo Tanque de Alumínio – primeiro lançamento resultante da recente joint-venture Randon Triel-HT, com ganho de 5 mil litros de capacidade de carga; o Furgão Carga Geral com ampliação da capacidade volumétrica e de carga – aproximadamente 600 kg e com sistema de fixação Clinch, que elimina furos e rebites na estrutura dos painéis da caixa de carga; o Sider que, como o Furgão Carga Geral, traz um conjunto de chassi e assoalho utilizando aços de alta resistência e o novo Dolly Modular, com um conceito de estrutura que permite a flexibilidade de configurações para diversas aplicações e ganho de carga líquida de 250 kg.

LIBRELATO

A Librelato está comemorando 50 anos de atividades , para celebrar a data, a empresa  apresentou durante a Fenatran uma série de novidades. Um dos maiores destaques ficou para o Semirreboque Graneleiro Pró-Nio, implemento que tem o Nióbio na composição do aço utilizado em sua fabricação o que deixa o produto mais leve e resistente. Com a nova tecnologia aplicada ao Semirreboque Graneleiro de três eixos e 12,50 metros de comprimento, a Librelato garante um aumento de carga transportada na ordem de 780kg ao novo implemento.

A conectividade também faz parte da lista de novidades apresentadas pela Librelato. Em parceria com a Sascar, a empresa passa a oferecer implementos rodoviários conectados. Através da tecnologia, os frotistas terá o controle e monitoramento de suas cargas, inclusive com os implementos desacoplados dos cavalos-mecânicos.

Outros destaques da empresa são a Suspensão Pneumática com Eixo Autodirecional, popularmente conhecido como Eixo de Manga; Furgão Lonado com tecnologia “Sider Grid”, inspirada em conceitos europeus de logística e distribuição e tem previsão de comercialização para o início no ano que vem.

Para completar a lista de novidades, a empresa apresentou o Rodotrem Basculante Premium 2.0, desenvolvido com aço e acoplamento por quinta roda; Semirreboque Tanque tara de 8680kg, eixos com capacidade de 13 toneladas e a nova linha de Fueiros Florestais.

NOMA

A Noma apresentou a Smart Floor Titanium para o transporte de biomassa e produtos similares que, segundo a empresa, traz uma tecnologia patenteada de abertura lateral, que permite escoar a carga de forma integral, por meio de gravidade, em até três minutos, dependendo da operação. Desenvolvida em parceria com a implementadora Rodoplem, reduz também a necessidade de manutenções gerando mais segurança. “A tecnologia age em sincronia com um método prático e descomplicado, por meio de acionamento via controle remoto. Trata-se de uma quebra de paradigma no transporte de biomassa e produtos similares”, afirma Josué Araújo, gerente de engenharia da Noma.

O Smart Floor nasce dentro do conceito Titanium – a nova família de implementos rodoviários da Noma, lançada no primeiro semestre desse ano e apresentada oficialmente ao mercado durante a Fenatran 2019. Uma das inovações que reduz o número de paradas para manutenção é a patenteada Lona de Freio Carbon-fiber (fibra de carbono), que amplia a eficiência de frenagem e garante, dependendo do uso, até 40% a mais de vida-útil na comparação com produtos convencionais.

Matéria Original: https://www.ocarreteiro.com.br/carreta-eletrica-implementos-mais-leves-e-conectividades-sao-destaques

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