Sono no volante: como evitar ao viajar

Sono no volante: como evitar ao viajar

Só de olhar essa imagem você já deve ter até bocejado. Nesse momento é apenas um reflexo porque você viu alguém bocejar, mas você sabia que, quando está dirigindo há muito tempo e começa a abrir a boca demais significa que você está entrando em risco? Sim! Pois uma das maiores causas de acidente no trânsito é o bendito sono no volante.

Acontece frequentemente em quem viaja por longo período de tempo, por isso é importante saber o que fazer para que não deixe ocorrer algo grave. O sono no volante pode chegar a ser tão pesado que você sequer vai lembrar que fechou os olhos, mas pra isso, temos algumas dicas que podem te ajudar.

Certifique-se de que está bem descansado, para evitar sono no volante.

Certifique-se de que está bem descansado, apara não ter sono no volante

Eu sei que a ansiedade para viajar logo parece corroer por dentro! Quanto mais chega perto desse momento, você mais ansioso fica e pode até mesmo deixar de dormir naquela noite, acreditando que o energético ou o cafézinho podem te salvar.

Na verdade, eles só causam uma falsa sensação de despertar que dura apenas cerca de 5 a 10 minutos, então, apesar de parar pra tomar um cafézinho seja bom, ainda assim não é algo que vai garantir 100% que você fique desperto.

Se você irá viajar durante a madrugada, faça questão de ter uma boa e longa noite de sono. Durma mais cedo pois assim você acordará mais disposto e no momento certo para que não tenha sono no volante. 

Se por exemplo, você quiser viajar às 2 ou 3 da manhã para evitar trânsito, não durma meia noite. Busque dormir no máximo às 20 horas, pois assim você terá o tempo saudável para poder dormir bem e viajar descansado sem correr riscos.

Respeite os seus limites.

Respeite os seus limites.

Se você está viajando e percebe que pouco a pouco o seu corpo parece pedir descanso: OBEDEÇA.

Também é importante que você não imponha horários estipulados para chegar em determinado lugar, pois assim você irá se forçar a aguentar mais um pouquinho sempre, e isso pode acabar não sendo uma boa ideia. 

O indicado é que você encoste o carro e tente dormir por pelo menos 30 minutos ou até um pouco mais, até sentir que as suas energias estão repostas o suficiente para você voltar à estrada sem sentir sono no volante. 

Não estipulando horário de chegada, você irá se sentir ainda mais confortável para chegar no seu destino cuidando da sua segurança. Mas se é estritamente necessário que tenha um horário de chegada, durma bastante antes de sair de casa ou até mesmo busque sair de casa com um horário mais folgado para realizar aquele trajeto.

Viaje com alguém que também dirija!

Se for uma possibilidade para você, busque dirigir na companhia de alguém que também saiba dirigir, pois assim, quando você se sentir cansado demais, você poderá trocar de lugar com a outra pessoa que poderá assumir o volante por um tempo enquanto você descansa.

Dessa maneira você não irá perder tanto tempo parando para descansar se for o caso da sua viagem, além de estar acompanhado, também poderá contar com a viagem seguindo o seu próprio curso sem que você precise interrompê-la para descansar. 

Revezar o volante é uma boa ideia, porém, se você não tiver uma pessoa para compartilhar o volante, opte sempre pelo seu bem estar antes de pegar no sono no volante: Não hesite em parar para dormir.

Ebook de 10 dicas para vender seu caminnhão

Antes de cair na estrada, dê um cochilo!

Antes de cair na estrada, dê um cochilo!

Se você tem uma vida corrida ou não, confie nesse parceiro que pode ser um grande aliado nesses momentos. É sempre indicado que antes de uma grande viagem você tire um cochilo para repor suas energias e se sentir mais disposto para viajar, geralmente esse cochilo pode durar 30 minutos apenas.

Se você souber administrar bem o seu tempo, você irá tirar também um cochilo na metade do caminho, ou se for uma viagem longa realmente, pode parar até mesmo em um lugar para se hospedar e poder dormir em uma cama confortável para não sentir dores no dia posterior.

Ingerir álcool? Nem pensar! 

Ingerir álcool? Nem pensar!

Se sono no volante já é ruim, imagina sentir aquela moleza que qualquer bebida com álcool traz depois de ser ingerida? A grande maioria das pessoas já possui ciência de que bebida e volante não são combinações boas, e o álcool pode ajudar o seu sono a aumentar.

Você também sabia que você, quando está muito sonolento, tem a mesma sensação de quando se está bêbado ou depois de três copos de cerveja? É daí que vem o famoso ditado do “bêbado de sono”.

Não beba em nenhuma hipótese, portanto, se você chegar a ingerir álcool antes de uma longa viagem, é melhor que adie ou espere o efeito do álcool passar em totalidade antes de cair na estrada.

Aposte no cafézinho e nas paradas!

Aposte no cafézinho e nas paradas!

Se faz mais de duas horas que você está dirigindo, é bom que saiba que parar de 2 em 2 horas é saudável tanto para você alongar o corpo e se manter desperto, como também para tomar aquele cafézinho. Isso pode ocorrer até você encontrar um lugar seguro para tirar um cochilo ou até mesmo até chegar no seu destino. 

O café preto ajuda a mantê-lo desperto por um tempinho, porém se usado em abuso irá piorar a sensação de fadiga, o que vai deixá-lo um pouco confuso e com a sensação de que está “flutuando”. Essa confusão mental pode acabar prejudicando sua maneira de perceber a estrada e pode causar um acidente.

Porém também há outras soluções para quem também busca sempre estar descansado e também com a mente sempre ativa sem levar muitas horas de sono direto, o método usado pelo Leonardo Da Vinci. Leia sobre: https://www.jornalciencia.com/veja-como-descansar-dormindo-apenas-4-horas-por-dia/

Aposte em soluções tecnológicas!

Aposte em soluções tecnológicas!

Pensando no bem dessas pessoas que viajam por tanto tempo e também na segurança nas estradas que são acometidas por acidentes graves causados por sono no volante, algumas empresas do mercado já produzem dispositivos que ajudam a te acordar se você estiver cochilando.

Funciona da seguinte forma:

O dispositivo irá gravar em sua memória informações de como você se comporta nos primeiros minutos de direção, e então com uma câmera que irá perceber se suas pálpebras estão pesando, esse dispositivo também irá calcular a sua velocidade em reações. Caso você acabe cochilando sem querer, esse dispositivo irá acordá-lo e pedir para que descanse!

É uma solução inovadora para aquelas pessoas que não conseguem ter noção do próprio cansaço e sono e acabam se colocando em situações de risco. E você, sabia que tinha tantas alternativas para que sua viagem seja mais confortável e segura?

Gostou do nosso conteúdo? Veja os outros no nosso blog.

Check List do caminhoneiro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *