Frete spot: O que você precisa entender sobre

Frete spot: O que você precisa entender sobre

Provavelmente você já ouviu falar sobre o frete spot, afinal, este termo é bem conhecido entre os caminhoneiros e donos de frotas, pois tem tudo a ver com o transporte de cargas e em resumo é diferente dos outros tipos de fretes, pois é pago à vista e a entrega do produto ou serviço é feita de maneira imediata, sendo amplamente indicado para situações onde se precisa de agilidade.

O termo Spot é usado dentro da logística para solucionar demandas de entregas que não foram previstas na empresa. Afinal, é muito comum que os pedidos ultrapassem o esperado, ocorra problemas na entrega ou qualquer tipo de imprevisto que possa deixar a qualidade do serviço em dúvida para o consumidor final.

Por isso, esta é uma solução a ser levada em consideração por muitas empresas. Se você se interessa pelo assunto, continue lendo o conteúdo que preparamos para esclarecer detalhadamente cada ponto importante sobre o frete spot. Confira! 

Por que o frete spot está sendo amplamente procurado?

Por que o frete spot está sendo amplamente procurado?

Esta modalidade de serviço é bem mais ágil do que uma transportadora normal, pois costuma fazer suas entregas sempre priorizando a urgência, ou seja, basicamente é um tipo de trabalho que só ocorre quando uma empresa precisa imediatamente de um serviço de transporte, mas por qualquer motivo ele deve ser feito fora do contrato prontamente após a contratação, mesmo que a empresa possua outras transportadoras que façam constantemente os serviços de entrega.

Vale ressaltar que os valores cobrados pelo frete spot são superiores aos cobrados por um transporte normal, visto que não foi previsto em contrato anteriormente e tudo é feito de maneira muito rápida para garantir que a carga chegue dentro do prazo que foi informado ao cliente, priorizando a satisfação dele, o que possibilita uma fidelização.

Quais são as principais vantagens do frete spot?

Quais são as principais vantagens do frete spot?

A logística spot é aquela que facilita para empresas que precisam de um serviço de transporte com urgência, quando acontece algum imprevisto e a transportadora contratada da empresa não tem como fazer a entrega com eficiência no prazo. Por isso, essa já é sua principal vantagem, já que ela garante a entrega imediata e a satisfação do consumidor final.

Além disso, o frete spot possibilita que a prestação de serviços ao consumidor não seja interrompida, isso ajuda a não gerar nenhum tipo de reclamação sobre a entrega.

Outro ponto é que o processo é simples, deixa à disposição uma negociação e a contratação não tem muita burocracia, sendo bem fácil e rápida. Assim como para um caminhoneiro autônomo ou mesmo aquele da transportadora contratada, que tem um pagamento à vista, a carga pode ser utilizada no frete de volta, fazendo com o que caminhão não volte vazio, além de possibilitar novas parcerias.

Check List do caminhoneiro

Por que é preciso ter em vista um serviço de frete spot

Por que é preciso ter em vista um serviço de frete spot

É fato que, às vezes, alguns imprevistos podem acontecer e aí que entra o frete spot para ajudar a controlar problemas que podem ocasionar transtornos ainda maiores. Na maioria dos casos, quando uma empresa vai atrás de contratar a logística spot, ela já conta com alguma transportadora de sua confiança para realizar o transporte de cargas normalmente durante todo um contrato, mas por algum motivo precisa imediatamente contratar um outro negócio, pois a sua transportadora não terá como efetuar a entrega dentro do previsto e combinado ao consumidor.

Seja por um problema interno na empresa, pela necessidade de troca rápida ou um prazo que ficou curto, a entrega com o frete spot será feita bem mais rápido, deixando todo o processo simplificado, sem gerar futuros estresses e reclamações por parte dos consumidores. Isso gera um certo alívio e um controle total da empresa.

Há desvantagens em utilizar um frete spot?

Há desvantagens em utilizar um frete spot?

Assim como a maioria dos serviços, sempre há alguma desvantagem nisso, basta fazer a comparação do que vale mais a pena. Por exemplo: o frete spot deve ser contratado com muito cuidado, afinal, existem muitos profissionais desqualificados para fazer o transporte da melhor maneira possível e talvez você não tenha tempo suficiente para analisar tudo isso.

Outro ponto é o alto custo, levando em consideração que tudo que envolve agilidade sai mais caro para a empresa. E, apesar da vantagem do frete spot possibilitar que um caminhão não volte vazio, é preciso um certo planejamento para que isso dê certo, caso contrário, isso acarreta em prejuízo para as finanças do negócio, do caminhoneiro ou mesmo da empresa, pois o valor sai caro.

Há também outro fator a ser levado em consideração! Se não houver uma estratégia necessária para eventualmente contratar este tipo de negócio, a situação financeira da empresa pode ter dificuldades. Por isso, deve sempre ser levado em consideração vários orçamentos disponíveis, a eventual necessidade do serviço e a procedência da contratação, analisando possíveis indicações. Lembrando que o frete spot deve ser contratado somente em situações emergenciais, se a necessidade for além disso, é necessário rever a logística principal que a empresa possui.

Contratar ou não um frete spot?

Contratar ou não um frete spot?

As empresas que trabalham com produtos diferentes, como um e-commerce, não necessariamente irão precisar de um frete spot, mas pode acontecer um caso em que necessite. Porém, as empresas que trabalham com produtos que demandam um transporte mais simples, provavelmente em algum momento vão precisar desse tipo de transporte.

Um bom exemplo da eficácia do frete spot é quando qualquer cidadão comum passa por um problema na emissão de uma documentação ou para qualquer carga que precisa ser enviada rapidamente e fica parada aguardando rota. É aí que o frete spot pode entrar para não causar reclamação e irritação no cliente. 

É por esse e por outros motivos que este é, sem dúvidas, um recurso excelente para quem precisa solucionar problemas com transporte, tanto para os contratantes como para os transportadores. Agora é só levar em consideração cada item para analisar se vale a pena ou não. Para a empresa, pode ser complicado investir em algo mais caro, mas não se encaixa na situação onde isso acontece esporadicamente. Já para o caminhoneiro, podemos perceber mais vantagens do que desvantagens.

Gostou do nosso conteúdo? Então veja os nossos outros conteúdos do Blog Caminhões e Carretas.

Infográfico: o que todo caminhoneiro precisa ter dentro do seu caminhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *