Óleo para Caminhão: Como escolher.

Óleo para Caminhão: Como escolher.

O óleo para caminhão pode auxiliar em funcionamentos que com a escolha do óleo errado podem comprometer o bom desempenho do seu caminhão. Você precisa saber exatamente qual escolher, pois a viscosidade do óleo irá influenciar no desempenho do mesmo ao fazer com que peças internas não estejam em constante atrito, além também de ajudar o automóvel a fazer um menor gasto de combustível e também irá auxiliar no bom funcionamento do motor.

Uma das melhores e mais verídicas dicas é usar o óleo indicado pelo fabricante do caminhão, por isso é bom que leia o manual e esteja atento às necessidades do seu caminhão. Você pode encontrar vários tipos de óleo para caminhão e pode surgir várias dúvisas, porém, a partir do momento que você já leu o manual, estará ciente disso.

Lembrando também que muitas vezes pode acontecer de o barato sair caro, pois um óleo que não é ideal pode comprometer o funcionamento do motor e fazer com que gastos maiores surjam com esse erro. 

A importância de trocar o óleo para caminhão.

Manter o motor sempre muito bem lubrificado irá evitar contratempos em viagens, pois além de proteger o motor e fazer com que o mesmo tenha um bom desempenho, manter o óleo sempre em bom estado irá evitar com que você precise parar no meio de uma viagem, por exemplo, e irá ajudar o seu caminhão a ter melhor desempenho.

O óleo auxilia como uma proteção para o motor e suas peças, como bielas, anéis, cilindros e válvulas, e é onde a viscosidade necessária do óleo entra. Essas peças estão em constante atrito e precisam sempre estar bem lubrificadas, afinal, esse é o papel do óleo: Manter o seu motor bem lubrificado, garantindo que o automóvel funcione de maneira correta desde o momento em que você dá partida nele até o momento em que está em viagem e passa por variações de clima, atritos e por um tempo contínuo do uso. 

Além de manter o motor em bom estado, a troca de óleo também ajudará o motorista a estar em segurança, evitando que problemas maiores ocorram devido a falta de troca de óleo. O óleo velho perde a sua viscosidade e a sua eficiência, e por isso será necessário fazer a troca deste.

Ebook de 10 dicas para vender seu caminnhão

Como saber o momento de trocar o óleo para caminhão corretamente.

Como saber o momento de trocar o óleo para caminhão corretamente.

O seu caminhão irá apresentar sinais de que você precisa fazer a troca do óleo, e é bom estar atento a esses sinais, pois mesmo que você faça revisões periódicas e manutenções sempre que possíveis e os problemas persistirem, você saberá que o problema não está em nenhuma peça do seu pesado, e sim no óleo que necessita ser trocado. Aqui vão algumas dicas para saber se é o momento correto de trocar o óleo:

  1. Barulhos estranhos.

Para a maioria dos caminhoneiros, o seu caminhão é praticamente a sua segunda casa ou até mesmo primeira, pois o tempo que esses trabalhadores passam na estrada é maior que o tempo em casa. Como você estará familiarizado com o seu caminhão e ele praticamente será parte da sua família, você saberá quando ele começar a fazer barulhos estranhos, e esse pode ser o primeiro sinal de uma necessidade de troca. 

  1. Vazamentos.

Podem ocorrer diversos tipos de vazamentos e alguns são extremamente perigosos para você, como o fluído dos freios que é amarelo e o fluído de transmissão, que podem ser altamente prejudiciais a você. Porém, o vazamento de óleo que sai em um líquido escuro, mesmo não sendo tão prejudicial a sua saúde, será prejudicial ao veículo, podendo resultar em problemas maiores, portanto o vazamento de óleo não pode ser ignorado e pode ser um claro sinal de que o seu motor precisa de uma troca de óleo urgentemente para evitar poluição e contaminação de solo e animais.

  1. Baixo desempenho.

Uma maneira de saber se o óleo está precisando ser trocado também é o baixo desempenho do caminhão que pode começar de um momento para o outro. Você começa a gastar demais com manutenções que não eram previstas e também com combustível, pois um motor com óleo que precisa ser trocado irá consumir ainda mais combustível, o que irá causar danos a você. Por isso se começar a ter esse tipo de problema, busque trocar o óleo urgentemente. 

Como escolher o melhor óleo para o seu caminhão.

Parece haver um eterno segredo quando se trata de como saber qual o melhor óleo para caminhão. Você pode seguir as recomendações do fabricante e sempre optar por óleos que tenham maior durabilidade e que sejam mais eficientes também, como também pode estudar novas maneiras de aplicar o óleo de maneira útil.

Para cada tipo de motor, haverá um tipo de óleo. Compreendendo isso, as coisas vão se tornando um pouco mais simples. Motores de caminhões leves, por exemplo, não irá exigir um óleo tão potente quanto um pesado, pois consequentemente o motor do pesado irá fazer mais esforço para manter determinada temperatura e também para controlar o atrito das peças internas. 

Seguindo a dica dos fabricantes você não terá tanta dor de cabeça na hora de escolher o seu óleo, pois você saberá qual tipo deve ser e o porquê, além de saber também, agora, da função exata desse óleo e porque é essencial que ele seja o correto. 

Perdeu o manual? Calma, temos a solução!

Perdeu o manual? Calma, temos a solução

Se você não tem acesso ao manual do fabricante, certamente está se perguntando como descobrir qual o óleo ideal. Por isso existem sites onde é feito a venda de óleo para caminhão onde eles ajudam você a descobrir qual o tipo de óleo ideal para o seu pesado. Acesse: https://mobil-br.app.inforlube.com/prod/ui/mobil/saas/

Nesse site você irá selecionar o seu tipo de veículo, exemplo: Caminhão; Fazer a verificação para confirmar que você não é um robô e em seguida você irá praticamente provar que conhece o seu caminhão. 

Você irá colocar o ano da fabricação, exemplo: 2005; Qual a montadora, exemplo: Scania; O modelo, ex: Scania T 124; O combustível: Diesel, e então qual o tipo de motorização, exemplo: 11.7 L6 DI TB 24V. Pronto, sabendo desses dados, você consegue saber qual o óleo ideal para o seu motor, nesse exemplo, os óleos indicados foram esses: 

óleo de caminhão

Com essa ferramenta, descobrir o tipo ideal de óleo é ainda mais fácil e prático. E você, já verificou se a troca do seu óleo está em dia? Se não está em dia, é bom saber que para o serviço de troca de óleo para caminhão é melhor que seja contratada uma empresa que já trabalha com isso para que assim você não acabe danificando o motor do veículo ou fazendo a troca de maneira errada, prolongando o bom desempenho do automóvel e controlando melhor os seus gastos.

Não perca nossos outros conteúdos do blog.

Check List do caminhoneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *