Pintura de caminhão: Como conservar seu pesado.

Pintura de caminhão: Como conservar seu pesado.

Se você é dono de um pesado, você vai querer se preocupar com a aparência dele, pois é com um caminhão em bom estado que você irá conseguir ter uma revenda mais rápida quando chegar o momento certo. Ao contrário do que muitos caminhoneiros pensam, não são somente batidas que podem causar um estrago na pintura de caminhão, mas também falta de cuidados como por exemplo lavagens periódicas, polimento, e manutenção.

O caminhão é um veículo comumente usado para viagens interestaduais que sempre são muito longas, e acaba fazendo com que o dono do automóvel acabe deixando de lado alguns cuidados que parecem ser básicos, mas que se forem deixados de lado, podem deixar o seu veículo com uma aparência de velho antes mesmo do tempo.

Aqui teremos uma relação de dez dicas infalíveis para manter o seu pesado impecável, e como uma boa pintura de caminhão pode influenciar na hora de passá-lo para frente ou até mesmo como pode destacá-lo como um funcionário cuidadoso, ou um caminhoneiro responsável.

  1. Faça lavagens com frequência.

Pode parecer cansativo, mas você nem sempre sabe quais as adversidades que te esperam em determinada estrada. Se houver chuva, poderá haver lama, e sabemos que a lama não irá somente sujar os pneus como também boa parte do seu caminhão.

Se você deixar essa lama formar uma crosta grossa e pegajosa, será de difícil remoção, e por isso você poderá acabar danificando o seu caminhão e pode vir a deixá-lo riscado. Para isso você pode procurar também produtos que ajudem na remoção de sujeiras da sua lataria, deixando ela impecável sem muito esforço. 

Lavagens periódicas sempre vão ajudar você a manter o caminhão bonito, além de limpo e sem dificuldade na próxima lavagem, o que o deixa ainda mais conservado conforme o tempo passa.

  1. Aposte no polimento ou na vitrificação. 
Aposte no polimento ou na vitrificação

Polir regularmente vai ajudar com que a pintura de caminhão fique bonita e além disso irá prolongar o efeito de limpeza da lavagem. Parece ser trabalhoso o processo de polimento regular, por isso você também pode optar pela vitrificação.

A vitrificação é a aplicação de uma camada de proteção como uma película de vidro no celular, só que com o caminhão vitrificado você possui mais durabilidade na pintura, e também irá mantê-lo mais limpo, além de proteger também contra os desgastes do tempo como por exemplo chuva, lama, e tudo que engloba desgastes que acontecem naturalmente.

Porém, para que a vitrificação não seja confundida com outro processo que é bem parecido chamado selante, que não possui o mesmo efeito durável e benéfico para seu caminhão, você pode optar por contratar uma oficina especializada nesse tipo de serviço para a aplicação correta do produto.

  1. Evite estacionar próximo ou abaixo de árvores.
Evite estacionar próximo ou abaixo de árvores

Além de ser perigoso que ventos derrubem a árvore sobre o seu pesado, e que ele acabe também se enroscando em meio aos galhos a depender da altura do caminhão e da árvore, e isso claramente irá causar estragos à carroceria do seu caminhão, há substâncias presentes nas folhas que podem causar a rápida deterioração da pintura de caminhão, além, também de haver pombos que poderão estragar aquela sua lavagem que foi tão bem feita, não é?

Parece um cuidado bobo, porém medidas preventivas podem ajudar você a manter seu caminhão como novo.

  1. Preste atenção na hora de abastecer.
Preste atenção na hora de abastecer

Parece um cuidado também bobo, porém, se você prestar atenção, pode acontecer de escorrer um pouco na retirada da bomba de combustível e o mesmo pode causar o deterioramento mais rápido da pintura. Por isso sempre tenha junto com você um pano com água para fazer a limpeza daquele local em específico da pintura, assim você irá evitar desgastes e futuros gastos.


Infográfico: o que todo caminhoneiro precisa ter dentro do seu caminhão
  1. Não deixe de lado as manutenções.
Não deixe de lado as manutenções

Cuidar da pintura de caminhão também envolve cuidar da manutenção do mesmo, assim você terá melhor segurança no uso do caminhão, evitando acidentes que coloquem você em risco e também acabe causando danos irreversíveis ao caminhão, como também servirá para você manter a lataria em bom estado.

Caminhões costumam reagir bem com os cuidados feitos de maneira correta, saiba mais de quanto em quanto tempo é bom fazer manutenção no seu veículo para evitar transtornos: https://www.meuportoseguro.com.br/meu-carro/de-quanto-em-quanto-tempo-deve-se-fazer-a-revisao-do-carro/

  1. Sempre tenha cera automotiva com você.
Sempre tenha cera automotiva com você

Se você estiver passando por um pedaço de asfalto que está fresco, o piche pode acabar espirrando no seu caminhão e pode causar estragos se não for devidamente removido. Porém, a cera automotiva com um pano próprio podem ajudar a remover o grude de maneira fácil, além, também, de ajudar a preservar ainda mais a pintura.

Você pode usar a cera automotiva tanto para tirar sujeiras que pareçam que não querem sair, como também pode usar para prevenir e conservar a sua limpeza. O combinado sairá barato para você que deseja conservar a pintura por mais tempo e também a lavagem, gerando menos trabalho e menos custos.

  1. Comece a usar pasta abrasiva para descontaminação.
Comece a usar pasta abrasiva para descontaminação.

A pasta abrasiva à base de argila pode também ser a melhor amiga da pintura de caminhão. Sendo frequentemente usada em oficinas, essa pasta promove uma limpeza mais profunda como uma esfoliação e também ajuda a pintura a ficar ainda mais brilhante. Você pode encontrar essas pastas abrasivas na internet, assim também como pode procurar por uma oficina que ofereça o uso da pasta para deixar o seu carro com uma aparência perfeita. 

  1. Evite usar ferramentas para remover manchas.
Evite usar ferramentas para remover manchas

Às vezes pode chegar a ser estressante tentar remover manchas que sejam muito densas e que estejam grudadas no seu caminhão. Você pode tentar recorrer a ferramentas pontiagudas para remover essa sujeira, porém não é o indicado. Você pode acabar riscando a sua pintura e também pode causar danos piores à carroceria, por isso você pode recorrer aos detergentes automotivos que sejam próprios para remover esse tipo de sujeira, deixando agir por alguns minutos antes de passar para uma lavagem intensa.

  1. Evite lavar o caminhão exposto ao sol.
Evite lavar o caminhão exposto ao sol

Pense na receita para o desastre. O sol poderá causar o desbotamento da cor do caminhão pelo fato de que você estará usando produtos para lavá-lo, além da combinação com a água que se for ao sol, poderá contribuir para isso acontecer.

Além de optar por ambientes onde a sombra predomine, invista também em detergentes automotivos neutros, e não use em hipótese alguma soda cáustica se tiver alguma mancha difícil de ser retirada, pois corrosivos podem acabar causando um grande estrago na pintura, e se combinado ao sol, você também que está manipulando esse produto poderá acabar se ferindo de alguma maneira, afinal, soda cáustica é extremamente tóxica e não deve entrar em contato com a pele, podendo causar queimaduras sérias.

  1. Não use qualquer pano.
Não use qualquer pano

As conhecidas toalhas mágicas podem te ajudar no processo de secagem do caminhão, evitando que acabem aparecendo riscos na pintura dele. Essas toalhas são vendidas online e também podem ser encontradas em lojas específicas para automotivos. 

Essas toalhas são extremamente macias, sendo eficientes na hora da secagem do caminhão ou até mesmo do carro, e não provocando danos à pintura, além também de promover um brilho especial à pintura, que se combinado à cera, você pode ter um resultado incrível e pode acabar evitando que eventuais desgastes ocorram.

Essas são as dicas para que mantenha o seu caminhão em ótimo estado sempre, podendo revendê-lo ou ostentá-lo, afinal, um caminhão bonito possui um dono dedicado.

Não perca as nossas dicas e conteúdos do nosso Blog.

Check List do caminhoneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *