Modelos de Caminhão: Entenda quais são os principais do mercado!

Modelos de Caminhão: Entenda quais são os principais do mercado!

Se você está pensando em trocar de veículo, ou ingressar na carreira de caminhoneiro adquirindo o seu primeiro caminhão, então saiba que é necessário conhecer, primeiramente, os modelos de caminhão existentes no mercado, bem como a utilidade de cada um deles.

Hoje em dia, existem vários tipos, sendo que cada um apresenta características e funcionalidades específicas, e que são destinados para determinados tipos de cargas e trajetos.

Muita gente se pergunta por que a escolha do caminhão faz tanta diferença. E a resposta é muito simples. Dependendo do tipo de modelo escolhido, você poderá atuar apenas com uma determinada categoria de cargas.

Além disso, de acordo com o tamanho do veículo, existem certas restrições de trafego que você precisa ficar atento.

Por isso, se deseja conhecer mais sobre o assunto, continue lendo esse post e confira tudo o que precisa saber sobre o modelo e a utilidade dos caminhões:

  • Urbanos de carga (VUC);
  • Caminhões 3 por 4;
  • Semipesado;
  • Truck;
  • Bitruck
  • Cavalo mecânico;
  • Carreta;
  • Modelos de caminhão Rodotrem.

Confira!!!

Conhecendo os modelos de caminhão e suas utilidades

Conhecer as diferenças e utilidades de cada modelo de caminhão, fará com que você tenha mais segurança ao transportar cargas, uma vez que saberá exatamente quais o seu veículo consegue transportar.

Quando você conhece exatamente as limitações e especificações do seu caminhão, também fica mais fácil evitar o desgaste de peças, o consumo excessivo de combustível, e até mesmo evitar acidentes de trânsito, já que você saberá qual o limite do seu veículo.

E para lhe ajudar a conhecer melhor sobre os modelos de caminhão existentes no mercado hoje em dia, separamos nesse post, alguns deles, para que conheça suas características e utilidades. E o primeiro deles é:

1. Veículo Urbano de Carga (VUC)

Urbano de Carga (VUC)

O Veículo Urbano de Carga, mais conhecido como VUC é ideal para o transporte de cargas menores em áreas urbanas. Ele pode carregar até 3 toneladas, e geralmente mede entre 2,2 metros e 6,3 metros.

Por ser de menor porte, ele é recomendado para quem trabalha mais em grandes centros, onde existem restrições sobre a circulação de caminhões maiores.

2. Caminhões 3/4

Caminhão 3/4

Este também é um dos modelos de caminhão que é permitido em áreas urbanas. Um dos seus principais diferenciais é que ele pode levar até quatro toneladas de carga.

Esse modelo possui dois eixos, e é preciso ficar atento à distância entre eles, pois é essa distância, juntamente com o tamanho da carroceria, que irão determinar quanto de carga o veículo pode transportar.

Suas dimensões são menores, tendo no máximo 2,2 metros de largura e 7,20 metros de comprimento. Ele também tem um baixo consumo de combustível. Por apresentar velocidade reduzida, ele é indicado para fretes de pequenas distâncias.

Além disso, existem várias opções de carrocerias para os caminhões 3 por 4, sendo as mais comuns a grade baixa, que é para cargas secas, a plataforma, que é para utilização como guincho e a baú, que pode ser normal, refrigerada ou frigorifico.

3. Caminhão semipesado (toco)

Caminhão semipesado (toco)

Esse é mais um dos modelos de caminhão com dois eixos, sendo que um fica na parte traseira e outro na dianteira (que é onde fica a tração). Ele pode ter até 14 metros de comprimento, que é a sua metragem mais convencional.

O seu peso bruto, contando o veículo e a carga, pode chegar até 16 toneladas. Sendo somente a carga, o peso pode ter até 6 toneladas. Por conta do seu rendimento e alta capacidade de carga, ele é mais indicado para trajetos de longa distância, em grandes cidades e regiões metropolitanas.

Mas, é preciso ficar atento com as restrições, até mesmo na questão estrutural. Em cidades mais pequenas, pontes e viadutos costumam ser mais baixas, o que irá impedir que o veículo trafegue.

O caminhão semipesado também pode ter a carroceria com grade baixa, e basculante (para cargas a granel), plataforma (nesse caso também é possível transportar máquinas), tanque (para o transporte de cargas líquidas) e baú.

Infográfico: o que todo caminhoneiro precisa ter dentro do seu caminhão

4. Truck (Caminhão pesado)

Truck (Caminhão pesado)

Esse é um dos modelos de caminhão para quem está pensando em cargas maiores, mais pesadas e que precisam ser levadas por trajetos mais longos.

Esse caminhão possui três eixos, sendo dois traseiros e um dianteiro, todos duplos. Em função disso, a carga a ser levada por ele, pode ser bem mais pesada e maior, uma vez que o peso ficará melhor distribuído.

Seu peso total, incluindo veículo mais carga, pode chegar a 23 toneladas. Ou seja, ele não é muito indicado para áreas urbanas. A maioria das cidades possui restrições de horários para a circulação desse tipo de veículo.

Como ele pode carregar até 14 toneladas de carga, ele é indicado para transportes maiores. Em contrapartida, o consumo de combustível desse modelo também é bem maior.

5. Bitruck

Bitruck

O Bituck, também conhecido como Treminhão, tem quatro pares de eixos, sendo dois na região traseira e dois na dianteira, sendo que esses são direcionais, ou seja, servem para direcionar o veículo.

Eles podem ter uma carga de até 57 toneladas e geralmente são utilizados para transporte de cargas a granel, materiais de grande peso ou transformados em caminhã-tanque.

6. Cavalo mecânico 4×2

Cavalo mecânico 4x2

Esse é mais um dos modelos de caminhão que é feito com combinações. O Cavalo Mecânico tem uma cabine, rodas de tração, motor mais potente e um engate para carga, que fica localizado na quinta roda.

Ele pode carregar tanto um semirreboque como um módulo de carga. Uma terceira opção é uma composição que conta com três reboques ou semirreboques.

Esse modelo de caminhão oferece mais flexibilidade, sendo possível transportar os mais diferentes tipos de carga, apenas mudando e desengatando o semirreboque.

Check List do caminhoneiro

Aprendeu os modelos de caminhão? Aprenda como vender um caminhão usado neste outro material que separamos para você!
Visite nosso portal para encontrar os diferentes modelos de caminhões que estão à venda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *