O que é roteirização de transporte e como fazer na sua frota

O que é roteirização de transporte e como fazer na sua frota

A gestão empresarial de alto rendimento e especializada tem se tornado cada vez mais uma necessidade das empresas que buscam se destacar no mercado perante a concorrência. Quando levamos esse cenário para o setor dos transportes, uma gestão estratégica voltada para o desenvolvimento de uma cadeia de distribuição dentro da organização possui o seu valor. Com isso, uma etapa importante desse processo é a implementação de uma roteirização de transporte na empresa.

É isso mesmo que você pode estar imaginando. O estudo e a possibilidade de estabelecimento de rotas e caminhos mais inteligente proporciona uma série de vantagens dentro de uma gestão de transporte. Com mencionado, o principal objetivo dessa estratégia é aumentar a competitividade da empresa.

Diante disso, quer entender um pouco mais sobre como funciona a roteirização de transporte e como é possível fazer com os veículos da sua frota? Então, é só seguir com a leitura deste artigo. Separamos diversas dicas que vão te ajudar a entender e colocar em prática esse processo. 

O que é roteirização de transporte?

O que é roteirização de transporte?

Diante do que já foi apresentado até aqui neste artigo, você pode estar pensando: já não é preciso planejar o transporte para em qualquer frete que eu precise realizar? A resposta para esse questionamento é sim, uma vez que para levar algo de um ponto a outro, independente da distância, é preciso considerar o melhor trajeto, trânsito, pedágios, restrições de altura, entre outros fatores.

Sendo, o que de fato é a tal roteirização de transporte? Seria o pensar no todo de forma mais automática e simples, de uma forma simplificada. O objetivo expresso dessa estratégia é tornar o processo de entrega das cargas mais eficiente, otimizando o planejamento das rotas de toda a frota da empresa. 

Essa é uma tarefa que também pode ser feita manualmente, mas a grande diferença da roteirização logística é contar com o auxílio de tecnologia. Assim, para evitar a perda de tempo e ter garantia da qualidade da atividade, existem softwares roteirizadores, que podem auxiliar na hora de automatizar essas decisões. 

Para facilitar a compreensão sobre as funcionalidades desses programas, veja abaixo algumas tarefas que eles realizam: 

  • Definição e otimização das rotas;
  • Análise e determinação do tamanho da frota necessária perante a demanda de trabalho tendo em vista a capacidade dos veículos;
  • Planejamento e sugestão de veículos, de acordo com a carga, entregas e rota estabelecida;

Como fazer a roteirização logística?

Como fazer a roteirização logística?

Como já mencionado, a roteirização de transporte é baseada na presença de um software que otimiza diversas funções estratégicas dentro do planejamento do que deve ser feito. Mas, como você pode imaginar e ocorre em todos os setores, existem diversos programas disponíveis no mercado, sendo preciso avaliar as possibilidades para escolher aquele que mais se encaixa nas necessidades da empresa.

Com isso, para que essa procura seja mais efetiva e assertiva, antes de começar a pesquisa pelo software o ideal é que você tenha claro o que você precisa que o sistema faça e quais os problemas a roteirização pode solucionar na sua empresa. Além disso, também é necessário considerar se existe alguma restrição para a utilização do programa. 

A partir do momento que as respostas para essas questões estiverem claras, se tornar mais fácil fazer a escolha. De qualquer forma, também é preciso levar em conta algumas características importantes no momento da escolha. Veja abaixo uma relação do que o aplicativo ideal deve fazer:

  • Possibilitar o cadastro de dados e informações acerca das cargas e suas características, como peso volume, tipo e valor;
  • Ter a funcionalidade de gerar rotas para vários veículos e destinos simultaneamente;
  • Realizar o planejamento de rotas com restrições de prazo;
  • Contar com uma equipe de suporte disponível durante o período de utilização do software para solucionar possíveis problemas com a tecnologia;
  • Estimar o tempo que será gasto para executar cada rota;
  • Opção de cadastro do perfil dos motoristas para determinar a quantidade de horas trabalhadas e fazer a integração dessa informação no planejamento da rota;
  • Ter flexibilidade para que seja possível realizar mudanças e ajustes de acordo com necessidades do dia a dia. 

Além dos tópicos aqui apresentados, não fique com nenhuma dúvida sobre o funcionamento do equipamento. Solucione qualquer dificuldade com o desenvolvedor do programa.  

Ebook de 10 dicas para vender seu caminnhão

Modelos de softwares disponíveis  

Modelos de softwares disponíveis

Para facilitar o seu trabalho de pesquisa de softwares, separamos os modelos mais usados no Brasil e as principais características de cada um para auxiliar na roteirização de transporte. Confira abaixo: 

RoadShow

Com foco principal em oferecer análises ágeis e precisas, o RoadShow possui uma plataforma de fácil utilização com diversos recursos gráficos que auxiliam no entendimento das informações, como mapas, por exemplo. O programa detalha para os usuários informações da região de atuação. 

RoadNet

O software RoadNet, por sua vez, apresenta como característica central a customização, oferecendo para os usuários informações sobre as condições de estradas e de vias, o tempo de duração das rotas em tempo real, entre outras funcionalidades.  

Como introduzir a roteirização em uma empresa?

Como introduzir a roteirização em uma empresa?

Apesar de a compra de um software especializado ser parte essencial para a realização da roteirização de transporte, não é só isso que basta. Também é preciso incorporar na empresa a questão tecnológica e instruir os funcionários sobre a utilização correta. Assim, veja abaixo algumas ações para implementar a roteirização na sua empresa 

Definição de políticas internas

Definição de políticas internas

O primeiro passo a ser tomado para que esse processo aconteça de forma correta é definir políticas internas para utilização do equipamento no trabalho a partir da situação da empresa e segmento de trabalho. Para estabelecer esses parâmetros deve ser levado em conta os focos estratégicos para o uso do software, como diminuição de gastos e maior segurança, por exemplo. 

Domínio do fluxo operacional 

Domínio do fluxo operacional

Também é preciso entender e ter total domínio sobre o fluxo operacional da empresa, desde a quantidades de pedidos e frequência até o ritmo de escoamento dos produtos e limites dos horários de trabalho. É preciso compreender essas questões de forma clara para conseguir fazer a roteirização de transporte funcionar corretamente.   

Aprimoração da cadeia

Aprimoração da cadeia

A roteirização logística se encarrega de cuidar apenas de uma parte do processo de entrega. Assim, para que seja possível atingir a máxima eficiência, é preciso alinhar toda a cadeia de distribuição, otimizando processos como carga e descarga de caminhões, por exemplo, para que tudo ocorra com mais segurança e agilidade.  

Conclusão

Em suma, a roteirização de transporte, desde que bem executada, tem o potencial de alavancar os resultados de uma empresa, contribuindo para que todos os processos ocorram de uma melhor forma. Gostou do conteúdo? Então siga a Caminhões e Carretas no Facebook que visamos quando os posts são publicados ou acompanhe nosso Blog.

Infográfico: o que todo caminhoneiro precisa ter dentro do seu caminhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *