Saúde nas estradas: 7 Dicas de como garantir

Saúde nas estradas: 7 Dicas de como garantir

Apesar de existir um estereótipo de que os caminhoneiros não cuidam da própria saúde, essa é uma questão central para todos os profissionais que trabalham com o transporte de cargas, uma vez que sem estar em condições, muitas vezes, será preciso parar de trabalhar, o que acarreta em perda de dinheiro. Sendo assim, como cuidar da saúde nas estradas?

Essa deve ser uma preocupação de todos que estão envolvidos nesse setor, não somente motoristas como também gerentes de logísticas e as empresas prestadoras de serviço no setor. Isso porque a questão do bem estar dos funcionários sempre influencia na produtividade dos negócios e, no transporte não é diferente. 

Assim, nós separamos algumas dicas de como é possível melhorar a saúde nas estradas dos caminhoneiros, acarretando na realização de um serviço melhor e com maior segurança. Leia esse artigo até o seu final e saiba mais. 

7 dicas para melhorar a saúde nas estradas

7 dicas para melhorar a saúde nas estradas

1 – Nunca beba e dirija

Nunca beba e dirija

A primeira e, talvez, atitude mais básica para manter a saúde nas estradas é em hipótese alguma associar o consumo de bebida alcoólica com com a direção e o transporte de cargas. Por mais que seja proibido por lei com punições que chegam a perda automática da habilitação de motorista e represente um perigo explícito, diversos caminhoneiros ainda se arriscam e fazem essa mistura. 

Isso fica demonstrado pelo fato de a embriaguez no volante ainda ser o maior causador de acidente graves nas estradas brasileiras. Diante desse cenário, conscientize-se que para a sua segurança e de todos a sua volta, a combinação de bebida alcoólica e estrada pode ser fatal. Fique atento, se beber não dirija. 

Check List do caminhoneiro

2 – Alimente-se bem

 Alimente-se bem

Outro ponto que deve ser levado em consideração quando se trabalha diariamente nas estradas é a alimentação. Obviamente, dependendo do caminho que será percorrido, nem sempre será possível manter uma alimentação balanceada e correta, mas existem formas de se prevenir desse problema. 

A partir do planejamento prévio de viagem, onde ocorre roteirização do transporte, pode ser encontrado locais de parada que ofereçam almoço e jantar a um preço acessível e com boa qualidade. Você também pode considerar lanches para a viagem, diminuindo consideravelmente o gasto com essa a alimentação.

Assim, tente levar uma caixa de isopor dentro da cabine para conservar os alimentos, como frutas, barras de cereais e outros alimentos que garantam uma boa alimentação. 

3 – Tenha postura ao dirigir

Tenha postura ao dirigir

Por passar um tempo considerável do dia sentados, é comum que os caminhoneiros sintam algum tipo de desconforto nas costas e lombar do corpo. Isso ocorre, principalmente, por conta do relaxamento natural do corpo que ocorre com o passar do tempo quando estamos sentado. 

Sendo assim, se esforçar para manter uma boa postura é extremamente importante para evitar problemas a médio e longo prazo. O ideal é se posicionar no banco ficando com os membros superiores e inferiores parcialmente dobrados e com as costas no encosto em um ângulo próximo a 90 graus, não esquecendo de que a posição também deve ser confortável e permita que seja possível enxergar todos os espelhos.

Desta maneira, busca sempre manter o seu assento sempre alinhado ao seu porte físico para assegurar uma melhor sensação de bem estar durante a viagem e melhorar a saúde nas estradas. 

4 – Sempre mantenha a calma

Sempre mantenha a calma

Em muitas circunstâncias, o trânsito é um elemento que complica muito o dia a dia nas estradas, sendo algo extremamente estressante para os motoristas. Com isso, apesar de em um primeiro momento parecer uma tarefa difícil, é preciso manter a calma no momento de realizar o transporte de carga ou simplesmente dirigir. 

Isso porque ao atingir um pico de estresse, é muito comum que a musculatura fique mais tensa, o que pode gerar atraso durante as reações no trânsito. Assim, podem ser tomadas algumas medidas antiestresse, como ouvir e cantar as músicas preferidas ou respirar lentamente, enchendo os pulmões de ar e expirando lentamente.

Outra atitude que também pode ajudar nisso é contar com aplicativos e programas de trânsito, como o Waze, por exemplo, evitando rotas com congestionamentos e uma maior lentidão. 

5 – Mantenha uma rotina de atividades físicas 

Mantenha uma rotina de atividades físicas

A quinta dica da nossa lista de como manter a saúde na estrada passa pela necessidade da realização de exercícios físicos. Evidentemente, que é quase que impossível encontrar hotéis ou pousadas na beira da estrada que ofereçam estrutura para a realização dos exercícios, mas com um pouco de criatividade e esforço pode se resolver isso.  

Para começar, não é preciso reservar muito tempo para os exercícios, cerca de 20 minutos diários já vão fazer uma grande diferença. Com isso, você pode fazer alongamentos, por exemplo, evitando lesões por esforço repetitivo e dores nas articulações e na coluna.  Experimente usar as quinas da carroceria para alongar os braços. Corrida também sempre será uma opção. 

Além disso, você também pode investir em abdominais e exercícios com elásticos para o fortalecimento do corpo. 

6 – Durma bem

 Durma bem

Uma boa noite de sono é o combustível necessário para os caminhoneiros possam ter um bom dia na estrada e uma boa saúde nas estradas. Isso porque após esse descanso, o seu corpo e mente ficam bem descansados, proporcionando uma melhor ativação de todas as funções do corpo, o que ajuda nos reflexos, por exemplo.

Além desse fato, manter uma rotina de descanso auxilia na prevenção do sobrepeso, pressão alta, doenças cardíacas, vasculares, entre outros problemas. Em todo caso, também como uma forma de prevenção, sempre ande com um kit de primeiros socorros com você,para em todo caso, seja algum problema causado pela falta de sono ou não, você estar pronto para solucionar. 

7 – Utilize protetor solar 

Utilize protetor solar

Por último, mas não menos importante na busca por mais saúde nas estradas está no uso de protetor solar. Isso fica mais claro quando pensamos no estereótipo clássico de caminhoneiro no qual um braço é mais queimado que o outro. A proteção vai muito além do quesito estético, prevenindo doenças de pele. 

Conclusão

De uma forma geral, os cuidados para buscar manter a saúde nas estradas partem desde antes de fazer uma viagem, fazendo um bom planejamento de rota e se armando dos itens necessários para manter o bem estar. Gostou desse conteúdo? Então, clique aqui e descubra agora como higienizar o seu caminhão. 
Não fique por fora dos nossos conteúdos e nos siga no Instagram.

Ebook de 10 dicas para vender seu caminnhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *