Seguro de Caminhão: Como pesquisar um bom

Seguro de Caminhão: Como pesquisar um bom

Assim como com qualquer outro objeto, somos ensinados a sempre cuidamos das coisas que possuímos, ainda mais quando levamos essa questão para um caminhão. Com isso, parte dessa proteção passa pela aquisição de um bom seguro para caminhão, gerando uma tranquilidade maior para rodar pelas estradas do Brasil. 

Isso porque além das viagens diárias serem extremamente desgastantes, também existe o risco frequente de acontecer algum imprevisto, como colisões, roubos, furtos e problemas elétricos, por exemplo. Assim, um seguro de confiança é extremamente importante para que seja possível realizar o trabalho do transporte com qualidade e segurança.  

Diante desse cenário, surge a dúvida: como encontrar um bom seguro para caminhão? A resposta para essa pergunta que trabalhamos ao longo desse conteúdo. Dessa forma, siga com a sua leitura e descubra o que deve ser feito para que o seu caminhão seja segurado e você não tenha problemas. 

Coberturas de seguro de caminhão

Coberturas de seguro de caminhão

Antes de saber qual dever ser o procedimento adotado para conseguir encontrar um bom seguro para caminhão, é necessário entender o que vai ser garantido dentro dessa cobertura. Diante desse cenário, como em qualquer outro seguro, você pode escolher o pacote oferecido por diferentes seguradoras.

Assim, o procedimento mais comum de ocorrer é o de os motoristas contratarem coberturas básicas e adicionarem serviços de proteção extra. Veja abaixo o que normalmente faz parte dos pacotes básicos de seguro para caminhões: 

  • Proteção contra colisão;
  • Proteção contra furto;
  • Proteção contra incêndio;
  • Responsabilidade Civil Facultativa Veículos (RCF-V).

No entanto, como afirmado anteriormente, também é totalmente possível adicionar outros tipos de serviço a cobertura do seguro contratado. Veja abaixo uma relação com os adicionais mais oferecidos pelas seguradoras no Brasil: 

  • Acessórios de som e imagem;
  • Acidente com os ocupantes do veículo;
  • Caminhão basculante;
  • Carroceria;
  • Carta Verde;
  • Carro extra;
  • Indenização por perda de faturamento;
  • Seguro da franquia; 
  • Serviços 24 horas, como chaveiro, mecânico, reboque, troca de pneu,entre outros.  
  • entre outras;

Porque ter um seguro?

Porque ter um seguro?

Pode até parecer algo óbvio, mas ter um seguro é extremamente importante para quem vive a maior parte dos seus dias rodando pelas estradas brasileiras com o seu pesado. Sendo assim, veja abaixo 3 benefícios de ter um bom seguro de caminhão:  

1 – Proteção contra roubo ou furto – Talvez o maior medo dos caminhoneiros é ter a sua carga roubada ou furtada durante um transporte. Isso é totalmente justificável, uma vez que, segundo dados do Sistema Firjan, de 2011 a 2016, ocorreram mais de 97.786 ocorrências desse tipo no país, totalizando um prejuízo de mais de 6,1 bilhões.  

Além de proteger a carga, obviamente, o seguro também protege o próprio caminhão, garantindo que o motorista não fique sem a sua fonte de renda diária. Ou seja, restitui o valor do caminhão caso ela não seja recuperado pelas autoridades. 

2 – Seguro para terceiros – Na estrada, como você bem deve saber, qualquer descuido ou desatenção pode ser o motivo causador de um acidente. Em situações de extremo cansaço esse perigo pode se tornar maior ainda. Com isso, além de ter que reparar o próprio caminhão nesses casos, também será preciso arcar com o reparo do veículo de terceiros.  

Assim, contar com um adicional que garante o seguro para terceiros é fundamental para diminuir a dor de cabeça nesses casos. 

3 – Pagamento do conserto – Em casos de acidente na estrada, o comum é que alguma parte do caminhão seja atingido e tenha que passar por reparos. Diante desse cenário, ao contar com um seguro, você não corre o risco de ter que gastar uma parte ou todo o seu faturamento de um mês para arrumar o caminhão. 

Com o seguro, a maior parte dessas despesas será paga pela seguradora e não por você. Ou seja, em muitos casos, sai mais barato pagar por um seguro do que ter que arcar com todos os gastos do concerto. Para isso, a carroceria do caminhão acaba sendo considerada a parte integrante do veículo. Desta maneira, ela estando segurada, o caminhão estará. 

Como encontrar o melhor seguro para o seu pesado?

Como encontrar o melhor seguro para o seu pesado?

Diante de tudo que foi apresentado até agora neste artigo, fica a pergunta no ar: como escolher o melhor seguro de caminhão? Te responderemos isso a seguir. Veja abaixo a 5 coisas que devem ser feitas para se encontrar o melhor seguro para o seu pesado:  

1 – Pesquise diferentes seguradoras e valores 

Como em qualquer outro serviço ou produto que você deseja contratar, o ideal antes de definir o escolhido é verificar todas as possibilidades que existem no mercado. No caso do seguro, é preciso avaliar as propostas das mais diferentes seguradoras, comparando propostas e valores oferecidos. 

A cotação e análise desses valores te garante uma melhor certeza do que deve ser escolhido. Somente após uma análise realista das propostas pode ser feita a decisão final. 

Ebook de 10 dicas para vender seu caminnhão

2 –  Fique atento à cobertura

Fique atento à cobertura

Um segundo aspecto que deve ser levado em conta na escolha do seguro de caminhão é em relação a cobertura de atendimento. Se o seu trabalho se baseia apenas em transportes a nível municipal, não existe a necessidade de contar com um seguro que apresenta cobertura para todo território nacional.

No entanto, caso o destino das cargas que você transporta seja outros estados ou até mesmo outras regiões do país, fique esperto com a questão da cobertura, pois isso impactará diretamente no seu dia a dia nas estradas. Do resto, contratar uma cobertura além do que é necessário apenas te fará gastar mais dinheiro.

3 – Informe a carga transportada

Informe a carga transportada

A carga que será transportada, normalmente, também influencia no valor que será pago no seguro. Isso acontece porque dependendo da carga, existe um maior risco de roubo ou de ocorrer algum problema, como no caso produtos eletrônicos ou de produtos inflamáveis, por exemplo.

Sendo assim, não deixe de informar o que será transportado para a seguradora, pois isso deverá constar na apólice de alguma maneira e influenciará no seu valor.  

4 – Encontre a franquia certa

Encontre a franquia certa

Dentro da escolha do seguro de caminhão um fator que também ganha peso é a franquia escolhida. Essa escolha influencia diretamente no preço final do seguro, além de mudar a participação obrigatória do segurado no caso de algum sinistro que exige reparos. Considerar esse custo é uma tarefa importante no escolha do seguro para o seu pesado. 

5 – Valor da renovação do seguro

Valor da renovação do seguro

Por último, mas também de grande importância, o valor de uma possível renovação do seguro de caminhão também deve ser considerado no momento da contratação de uma apólice. Por ser o método mais fácil de manter o seguro, do que fazer uma nova cotação, o valor imposto para a renovação automática é extremamente importante, pois pode te fazer perder dinheiro.

Conclusão

Em suma, para encontrar o melhor seguro de caminhão para o seu pesado é preciso ter calma e analisar de uma forma completa o mercado, encontrando aquilo que melhor se encaixa nas suas necessidades. Gostou do conteúdo? Aproveite para também saber como lucrar vendendo o caminhão

Para não perder nenhum dos nossos conteúdos, siga nossa página do Facebook que nós avisamos quando cada conteúdo é postado.

Check List do caminhoneiro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *