Transporte de Carga Fracionada: O que é e como funciona.

Transporte de Carga Fracionada: O que é e como funciona.

No dia a dia muitas vezes acontece de ouvirmos termos que nunca ouvimos falar antes, e que nos causa certa estranheza já que não estamos acostumados a lidar com determinado vocabulário, porém, compreender alguns conceitos básicos pode ajudá-lo imensamente na hora de aceitar trabalhos ou de avaliar novas maneiras de fazer o seu serviço, e é por isso que vamos explicar o conceito básico de transporte de carga fracionada.

Primeiramente, carga completa é aquela carga na qual o cliente paga pelo frete completo do caminhão. Ou seja: O cliente tem a disponibilidade total daquele caminhão para usar todo o seu espaço por completo como achar melhor, porém, o custo desse serviço pode ser demasiado caro se o fornecedor for, por exemplo, do Rio Grande do Sul e o comprador for do Nordeste brasileiro.

E é por isso que existe a carga fracionada, que permite o aproveitamento de espaço do caminhão e também o valor diminuído no transporte de cargas, afinal, você estará pagando apenas por um pequeno espaço do caminhão que será usado, já que você não irá usá-lo por inteiro.

Como funciona a Carga Fracionada?

Como funciona a Carga Fracionada?

Vamos supor que você é um cliente e precisa de alguns produtos, mas não necessariamente de um caminhão inteiro para transportar esses produtos. É aí que a carga fracionada entra: Quando você tem a necessidade de um transporte a ser feito e deseja pagar menos por isso.

Na carga fracionada você terá direito a determinado espaço do caminhão para fazer o transporte daquilo que você deseja. Será verificado se o caminhão realiza a rota desejada e então a carga será enviada por um preço menor, afinal, é uma carga feita por “parcelas” menores.

A carga direta facilita o valor para pequenos empreendedores, mesmo que com o transporte de carga fracionada o prazo de entrega seja um pouco mais longo, afinal, o transportador não irá levar a mercadoria diretamente a você: Antes ele passará por outros clientes para fazer outras entregas também de carga fracionada.

Ebook de 10 dicas para vender seu caminnhão


Como usar carga fracionada, e como isso pode facilitar o meu negócio?

Como usar carga fracionada, e como isso pode facilitar o meu negócio?

Vamos supor que você precise enviar para um cliente de alguns estados a distância uma TV ou uma geladeira. Nesse caso o transporte será, preferencialmente, feito por um caminhão. O transporte de carga fracionada o ajuda nesse momento pois você não irá pagar o frete de um caminhão inteiro, somente o frete pelo espaço que a TV ou a geladeira, ou qualquer produto que seja, ocupe no caminhão, o que vai reduzir bastante os custos de envio.

Essa modalidade é comumente usada por micro empresários ou grandes empresas que possuem e-commerce e comercializam todos os tipos de mercadoria que necessitam de um transporte um pouco mais complexo.

Além de que, para o caminhoneiro que opta por essa modalidade, há a possibilidade de, ao liberar uma carga em determinado local, ter espaço para agregar mais uma entrega desde que esteja em seu trajeto, assim ele sempre estará em movimento e sempre terá demanda.

Cargas frágeis e pesadas se misturam?

Cargas frágeis e pesadas se misturam?

Eis uma dúvida que pode acabar surgindo em sua mente quando pensa nessa modalidade, mas a resposta para essa pergunta é: Não!

O transporte de carga fracionada é um modo inovador e até mesmo facilitador de se transportar cargas, porém, há o fato de que o transporte é feito apenas com produtos que sejam semelhantes, assim, não há o risco de que a mercadoria seja danificada. 

Por isso é bastante importante prestar atenção a isso, assim produtos frágeis como eletrônicos não irão sofrer avarias durante o processo de transporte. Geralmente esse cuidado é tomado pelo contratado a fazer esse serviço, assim, assegurando que o mesmo seja feito com qualidade para que o produto chegue na porta do cliente de maneira impecável: Do jeitinho que saiu da loja!

Cobertura geográfica da carga fracionada.

Cobertura geográfica da carga fracionada.

Antes de contratar um serviço de transporte de carga fracionada, é importante que você esteja ciente e verifique antes a cobertura geográfica da transportadora que você irá contratar para o seu serviço, pois, muitas vezes pode ocorrer de não haver a cobertura para o seu local, e no caso será usado outra transportadora para levar o produto até você.

Nesse caso, os custos aumentam e vai valer mais a pena que contrate um frete total que irá cobrir a viagem até a sua localidade sem que haja a necessidade da contratação de outra transportadora para mover sua mercadoria.

Carga completa ou carga fracionada? Qual a melhor opção?

Carga completa ou carga fracionada? Qual a melhor opção?

Você que é empreendedor deve estar se questionando a respeito da modalidade ideal para atender as suas necessidades nesse momento. Será que o transporte de carga fracionada é o que você precisa, ou de um frete completo?

O primeiro passo a ser tomado é a análise da cobertura geográfica da transportadora a ser contratada, assim você irá saber se o frete será um único ou se você terá que arcar com um transporte complementar para a sua carga.

O segundo passo é encontrar a transportadora que faça a devida manutenção da carga fracionada e consiga informar a localização da mesma para que o frete seja acompanhado em tempo real, assim também tendo a segurança de que a sua mercadoria será entregue.

Saiba mais: https://blog.rodobens.com.br/cargas-fracionadas

Por último e não menos importante, é bom calcular os preços para ver se você irá ganhar mais fretando um único caminhão para toda a sua mercadoria ou fracionando a mesma em diversos caminhões pois haverá diferença de carga e muitas coisas não podem ser transportadas juntas, por isso a importância de que os custos sejam calculados antes que o serviço seja contratado.

Se antes você não fazia ideia do que significava carga fracionada, agora isso não existe mais! É uma opção viável caso você seja um microempreendedor.

Não esqueça de checar junto à sua transportadora se essa possibilidade está aberta para as suas mercadorias, porém, se você não tem paciência ou disponibilidade para aguardar um pouco mais que o normal: Pense duas vezes. Outras pessoas também irão utilizar o mesmo tipo de serviço que você!

Se você gostou desse conteúdo sobre transporte de carga fracionada, não perca os outros do nosso blog.

Infográfico: o que todo caminhoneiro precisa ter dentro do seu caminhão


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *